Ladário

Saúde de Ladário disponibiliza vacina contra “DTP Acelular” para gestantes

 

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, está disponibilizando desde a semana passada as doses da vacina D.T.P. Acelular. A imunização, conforme recomendação do Ministério da Saúde, é para as futuras mamães, que estejam entrando na 20º semana de gestação.

Ao todo, para Ladário, foram disponibilizadas 193 doses da vacina, que tem o intuito proteger não só contra a difteria e tétano, mas também contra a coqueluche, que até então as crianças nasciam sem essa proteção contra a doença, foi o que informou a coordenadora de imunização do município Simone Araújo Rocca.

“A vacina representa um grande avanço na prevenção contra a coqueluche que antigamente podia afetar as crianças menores de dois meses. A gestante que toma a vacina DTP Acelular, garante essa proteção para seu filho até que o mesmo possa tomar a vacina”, explicou Simone.

Proteção

A nova dose da D.T.P Acelular age contra a coqueluche, conhecida como uma doença bacteriana contagiosa na qual o paciente desenvolve uma tosse incontrolável e constante, além de dificuldades na respiração.

A difteria, que é uma doença infecciosa aguda e contagiosa, produzida pelo Corynebacterium diphtheriae. Atinge preferencialmente crianças até 10 anos de idade e é caracterizada por uma reação inflamatória local, principalmente nas vias respiratórias superiores, e através de sua exotoxina pode atingir outros órgãos como coração e nervos periféricos.

E o tétano, que age de forma infecciosa aguda, porém não contagiosa, causada pela ação da exotoxina produzida pelo Clostridium tetani. Esta exotoxina atua sobre o sistema nervoso central produzindo espasmos tônicos, intermitentes, da musculatura, que se intensificam em consequência a estímulos como luz, diferença de temperatura, som, manuseio do paciente, secreções, micção e deglutição. Estes espasmos são progressivos levando o paciente ao óbito se não houver tratamento adequado.

As doses devem ser encontradas na Unidade Mista do município de segunda a sexta-feira na parte da manhã, a partir das 07h30 às 10h30. Na Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, sendo de segunda a sexta-feira das 07h30 às 10h30; 13h30 às 16h30. No ESF Érico Valle, de segunda a sexta-feira das 13h00 às 19h00. No mesmo local também é encontrada a vacina BCG.

 

Por: Da Redação