Artigos

Ladário completa 69 anos de instalação do município em 17 de março

 

Criado em 11 de dezembro de 1953, o município de Ladário foi instalado no ano seguinte, em 17 de março de 1954, numa cerimônia em que participaram autoridades, incluindo o autor do projeto da emancipação, Manoel Wenceslau de Barros Botelho Neto, deputado estadual pela UDN (União Democrática Nacional).

Cerimônia de instalação

De acordo com o jornal Ladário em Foco, a cerimônia de instalação do município aconteceu no dia 17 de março de 1954, quarta-feira às 9h00, convocada pelo juiz de direito da 1ª vara da Comarca de Corumbá, Dr. Willian Drosghic, o qual discursou com deputado Wenceslau Botelho autor da emancipação, explicando o significado do desmembramento Corumbá-Ladário.

O Jornal enumera as autoridades presentes sendo notada a ausência do prefeito de Corumbá, Otacílio Faustino da Silva. Para compreender melhor tal situação, cabe dar destaque a um trecho do discurso do deputado estadual Manoel Botelho no ato da instalação do município em 17 de março de 1954:

[…] Vejam, pois, que outro não foi o nosso objetivo, senão dar a Ladário maior possibilidade de expansão e desenvolvimento. E o fizemos dentro do espírito municipalista da nossa Carta Magna, que visa sobretudo levar o batejo da União a todos os recantos da nacionalidade. Dividir para melhor governar- eis a palavra de ordem. Esse é o pensamento que domina hoje o espírito dos grandes pensadores. É a preocupação máxima dos nossos estadistas e acima de tudo, e sobretudo, o que recomendam as nossas leis[…] (Jornal Ladário em Foco, 1978).

O primeiro prefeito de Ladário: Armando Thomaz de Almeida

Como o município estava se organizando, não houve tempo de realizar as eleições e, com isso, o primeiro prefeito foi nomeado.

Na cerimônia de instalação do município de Ladário a posse do primeiro prefeito foi dada sob nomeação a Armando Thomaz de Almeida conhecido popularmente como “Seu Girafa”.

Não obstante, as eleições foram realizadas no final daquele mesmo ano tendo sido eleito o prefeito Ariquerme da Rocha Galvão.

O primeiro prefeito eleito: Ariquerme da Rocha Galvão

A primeira eleição foi realizada à 3 de outubro de 1954 na qual foi eleito o prefeito Ariquerme da Rocha Galvão que tomou posse no dia 31 de janeiro de 1955, momento em que foi criada a Câmara Municipal de Ladário.

Observa-se que, ao se desmembrar de Corumbá, o então município de Ladário ganhou certa autonomia e conquistou avanços significativos apesar de ter enfrentado alguns problemas de infraestrutura como, por exemplo, as péssimas condições do serviço de abastecimento de água feito diretamente do rio.

A água encanada foi instalada anos depois da energia elétrica e, deste modo, os moradores da parte alta conseguiam fazer o abastecimento de suas residências devido à instalação de uma caixa d’água no bairro Santo Antônio. Ao longo do tempo foram feitas alterações nas taxas dos serviços de abastecimento de água em pequenos intervalos.

Com relação à luz elétrica, de acordo com relatos, a sede/oficina da Comissão Mista Brasileiro-Boliviana possuía energia através de um gerador que também abastecia a marinha que, por sua vez, foi a responsável pelas instalações elétricas feitas em alguns pontos do município como foi o caso do atendimento ao Centro Espírita Vicente de Paula, de acordo com o jornal Ladário em foco.

Nesse sentido, é possível observar que havia uma estreita relação com a Marinha no processo de urbanização e reorganização da cidade antes e após a emancipação político-administrativa.

Por: Daiane Lima dos Santos – Doutora em História pela UFGD – Especialista no tema fronteira oeste do Brasil – Contato: prof.daillima@gmail.com