Ladário

Pescadores da APA Baía Negra receberão apoio da Prefeitura

 

“Nós estaremos aqui, junto com vocês. Vamos trabalhar nessa questão do cadastramento, para garantir que, aqueles que têm direito, recebam o Seguro Defeso”. A afirmação foi feita pelo prefeito Carlos Ruso, durante encontro com pescadores profissionais na Codrasa, região da Área de Preservação Ambiental (Apa) Baía Negra.

Ruso esteve com sua equipe no local, para conferir a real situação das famílias de ribeirinhos que dependem diretamente da pesca no rio Paraguai para poder sustentar suas famílias. No local é proibido plantar ou criar gado, como era feito anteriormente e, por isso, os moradores ficaram sem alternativas para levantar dinheiro durante o período da Piracema, quando é proibido pescar.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, contemplou 11 famílias de pescadores com cestas básicas, porque elas estão sem receber o benefício de um salário mínimo do Governo Federal. “Nós fomos informados que essas famílias, apesar de estarem cadastradas para receber o seguro, não receberam sequer os cartões ou qualquer outra forma de auxílio”, explicou a secretária Andressa Paraquett.

“Seguindo a orientação do prefeito Ruso, de que o ladarense não pode sofrer, nós resolvemos então adotar essa ação paliativa”, disse, complementando que junto a ela, “a Coordenação do Serviço de Proteção Básica, irá recadastrar essas famílias e vai fazer a mediação junto ao INSS, para que elas possam pleitear o seguro junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura”.

“Ficamos muito felizes por estarmos sendo atendidos pela prefeitura, inclusive com a presença do prefeito aqui”, disse Júlia Gonzales, presidente da Associação dos Moradores da Apa Baía Negra. “Por enquanto nós reunimos essas 11 famílias, que são as que estão sem receber, mas posteriormente, vamos trazer todos aqueles que vivem aqui na Apa e também os pescadores profissionais de Ladário, que são cerca de 350, para falar com o nosso prefeito”, afirmou ela.

“O que estamos propondo, é encontrar uma solução definitiva para essas famílias. Se não se pode produzir aqui, então vamos removê-las daqui para onde seja possível. Vamos pedir ajuda aos técnicos da Embrapa, Agraer, a quem for necessário, mas vamos encontrar alternativas”, disse Carlos Ruso. Para o prefeito de Ladário, a legislação que proibiu a produção na Apa, requer outras ações para garantir a sustentabilidade das famílias.

“Nós estamos arrumando a casa agora, tomando pé da situação, mas logo estaremos apresentando essas soluções”, afirmou o prefeito. Ele deve acionar sua equipe na prefeitura nas mais diversas áreas, mas, por enquanto, já determinou à Assistência Social e à Fundação do Meio Ambiente, que façam o acompanhamento e que não deixem as famílias da Apa Baía Negra padecerem. (Assessoria de Comunicação e Imprensa – PML)

 

Por: Da Redação