Notícias

Em Ladário, NASF realiza palestras de Planejamento Familiar nas ESFs

Enfermeiras levam todas as orientações sobre Planejamento Familiar

 

Enfermeiras levam todas as orientações sobre Planejamento Familiar

Casais que desejam orientações sobre planejamento familiar (conjunto de ações que permitem escolher quando ter ou não filhos), contam com profissionais capacitados nas Estratégias em Saúde da Família Érico Valle; Romeu Albaneze; João Fernandes; Nova Aliança; e Almirante Tamandaré, que durante todos os meses realizam uma semana, encontros para orientá-los sobre métodos de contracepção eficazes e seguros disponíveis na rede.

O Programa do Planejamento Familiar é gerenciado em Ladário, pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e faz parte de uma rede de ações que envolvem o programa Mamãe Bebê e a Rede Cegonha do Governo Federal.

As palestras abrangem informações sobre todos os métodos, além da realização de dinâmicas educativas, aconselhamento e atividades clínicas que são desenvolvidas de forma integrada e abrange todos os aspectos da saúde integral da mulher.

“Decidir se a família irá crescer ou não e quando isso ocorrerá é uma ação consciente diante das dificuldades sociais e econômicas existentes. Programar o futuro permite aos casais ter a oportunidade de se preparar para o crescimento da família, e isso também beneficiará as crianças, já que pais mais preparados poderão proporcionar uma vida melhor para seus filhos”, comentou o coordenador do NASF Henrique Vieira.

De acordo com o Ministério da Saúde, são disponibilizados atualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oito tipos de contraceptivos, sendo que os mais procurados são a pílula anticoncepcional e o dispositivo intrauterino (DIU).

“Participar desses encontros é muito importante para a nossa saúde, bem como da nossa família, além de estar sempre aprendendo mais sobre os métodos contraceptivos e sobre planejamento familiar, o que nos permite algumas soluções para problemas que nem sempre são complicados como pensamos. São serviços que são do direito de cada uma de nós, bem como a decisão”, disse o morador do Bairro Alta Floresta II, Claudio Freitas de Pereira

Já a dona de casa, Georgia Leticia Guimarães Arruda, falou que através desses encontros, ela conseguiu esclarecer algumas duvidas, “achei muito interessante, pois através da palestra pude tirar algumas duvidas que tinha sobre um medicamento anticoncepcional que já utilizo há algum tempo. Informações precisas e bastantes esclarecedoras que nos ajudam a manter uma saúde mais tranquila e cuidadosa”, informou.

O programa também possibilita aos interessados a oportunidade de realizar a laqueadura ou vasectomia, para isso é necessário que alguns requisitos sejam preenchidos: ter mais de 25 anos de idade e dois filhos vivos; e respeitar rigorosamente as fases do processo: palestra educativa, avaliação psicológica e social, realizar consultas e exames médicos e os demais encaminhamentos.

“O projeto oferece além das orientações e o acompanhamento, a possibilidade de realização da cirurgia de laqueadura e vasectomia, tanto para mulheres e homens, que precisam passar por profissionais que ao longo do processo avaliam e encaminham para realizar a laqueadura e vasectomia seguindo passo a passo todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, disse Elis Rosangela Ribas Flor – Gerente de Assistência em Saúde.

O planejamento familiar é direito de todo cidadão, conforme estabelece a Lei n° 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que regula o § 7º, do artigo 226 da Constituição Federal. De acordo com a lei, o planejamento é orientado por ações preventivas e educativas, que garantem acesso à informação.

 

Por: Da Redação