Ladário

PM e Prefeitura de Ladário assinam termo para implantação do Proerd

 

As escolas da rede municipal de ensino de Ladário passarão dentro de alguns dias a receber os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, conforme Termo de Cooperação Mútua assinado na noite desta segunda-feira (9/5) entre o Comando do 6º BPM e a Prefeitura de Ladário através da Secretaria de Educação. Assinaram o Termo de Cooperação Mútua o Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar Major PM Waldir Ribeiro Acosta, o Prefeito de Ladário José Antonio Assad e Faria e a Secretária de Educação do Município Eliene da Costa Neves Urquiza.

A assinatura do Termo aconteceu na Câmara Municipal durante o lançamento da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A partir da assinatura do Termo de Cooperação, dois instrutores do PROERD passarão a atender escolas da rede municipal de ensino com aulas para alunos das séries iniciais 1º ao 4º ano e 5º anos, além de palestras para alunos de outras séries e projetos sociais existentes no município.

A Secretaria Municipal de Educação determinará quais as primeiras escolas a receber as aulas do novo currículo do PROERD voltado para o 5º ano do ensino fundamental, dividido em 12 lições, com a aplicação de uma metodologia em que o instrutor atua como mediador e facilitador na construção do conhecimento, proporcionando aos alunos a busca de possíveis soluções para diversas situações onde as conseqüências dependerão das escolhas feitas. As lições se baseiam sempre no Modelo de Tomada de Decisão do Proerd, que possui quatro passos a ser seguidos: 1º Definir o problema; 2º Analisar as opções que tem e conseqüências positivas e negativas de cada uma; 3º Atuar escolhendo uma opção e 4º Avaliar se fez uma boa escolha e se no futuro faria essa mesma escolha. Cabe a Polícia Militar indicar os instrutores que atuarão na rede de ensino do município de Ladário, coordenar e fiscalizar a atuação dos instrutores com a apresentação de relatórios das atividades desenvolvidas.

O prefeito do município de Ladário José Antonio destacou a importância do PROERD no trabalho de prevenção junto a crianças e adolescentes nas escolas e da importância também, da parceria entre Polícia Militar e o município de Ladário no combate a todo tipo de violência que venha prejudicar a formação de nossos jovens. O prefeito chamou a atenção da sociedade para a necessidade de se denunciar qualquer prática de violência e exploração sexual e também do tráfico de drogas.

Os alunos atendidos pelo PROERD receberão um livro composto pelas 12 lições que serão aplicadas durante as aulas. Ao final das lições será realizada a formatura com a entrega de certificados. (Informações da Assessoria de Imprensa do 6º BPM)

 

Por: Da Redação