Ladário

Profissionais da Saúde participarão da capacitação em Saúde Mental

 

Cerca de 60 profissionais da Saúde de Ladário, entre Agentes Comunitários e Técnicos em Enfermagem, que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família, irão participar do Projeto Caminhos do Cuidado/ Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso acontece em parceria da prefeitura, através da Secretaria de Saúde Municipal e a Estadual, assim como o Ministério da Saúde.

O curso terá o objetivo em oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitam aos profissionais acolher e cuidar do usuário de forma integral, cuidando e reduzindo os danos para aqueles que fazem o uso prejudicial de drogas, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas.

“Essa é uma capacitação importante, o qual a prefeitura buscou para os profissionais, através dela, eles terão um melhor relacionamento e atendimento não só com os usuários, assim, como com os familiares que às vezes necessitam de auxilio. Esse curso vem justamente oferecer dispositivos que irão ajudá-los a reconhecer as situações problemáticas presentes no dia a dia e de facilitar o acolhimento necessário dos usuários”, explicou a gerente de assistência a Saúde, Elis Rosangela Ribas Flor.

As aulas acontecem nos dias 13 e 14 de março, na escola Municipal 17 de Março. Aproximadamente, hoje, a Secretária de Saúde, atende entre 12 a 15 pacientes que são transportados todos os dias ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS (ad) na cidade de Corumbá.

O Projeto Caminhos do Cuidado é uma iniciativa do Ministério da Saúde que junto aos municípios, vem oferecer cursos de capacitação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todo o país, ajudando não só na capacitação, como também na necessidade de se relacionar com os pacientes e as famílias.

 

Por: Da Redação