CorumbáLadário

4º Esquadrão de Helicópteros comemora 22 anos com números positivos

 

Com números extremamente positivos, o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-4), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, comemorou nesta segunda-feira, 15 de maio, seu 22º aniversário. A data foi celebrada no final da manhã com uma solenidade no Hangar do HU – 4.

A cerimônia contou com as presenças de inúmeras autoridades, entre elas o comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho; o comandante do HU-4, Capitão de Corveta Jorge Henrique da Mota Gomes de Souza; o presidente da Câmara de Vereadores de Corumbá, Evander Vendramini (PP), além do vereador corumbaense Tadeu Vieira e representantes do Poder Legislativo de Ladário.

Criado em 1995, o Esquadrão, nesses 22 anos de existência, alcançou marcas significativas. São 14.082 horas de voo e 2.057 pousos a bordo, atuando nas operações ribeirinhas, patrulhas e inspeções navais, esclarecimento aéreo, operações combinadas, evacuações aeromédicas, combate a incêndios, operações de busca e salvamento e apoio logístico às organizações militares do Complexo Naval de Ladário e aos órgãos públicos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, destacou.

Estas marcas foram celebradas pelo Capitão de Corveta Jorge Henrique de Souza que lembrou ainda as participações nas operações Ágata, Fronteira Sul, Aspirantex e Celeiro. “Em nossa constante busca de aprimoramento profissional, ultrapassamos as fronteiras do Pantanal e voamos de Manaus a Florianópolis, de Ladário a São Pedro da Aldeia, apoiando as organizações militares subordinadas a outros Distritos Navais”, citou, agradecendo a todos que contribuíram para o sucesso do Esquadrão, especialmente aos integrantes da Organização Militar.

Histórico

Na oportunidade, o comandante do HU – 4, fez um relato aos presentes, civis e militares, sobre o “Gavião Pantaneiro”, como é conhecido o Esquadrão, bem como sobre a primeira fase da Aviação Naval no Pantanal. Iniciou lembrando a Guerra do Chaco, entre os anos de 1932 e 1935, época em que o Brasil, para defender sua neutralidade, criou a 1ª Divisão de Esclarecimento e Bombardeio, composta por cinco hidroaviões Fairey Gordon, que eram responsáveis pelo patrulhamento na região da fronteira oeste.

Relatou o ataque de aviões bolivianos contra o navio mercante brasileiro Paraguay que motivou o Governo Brasileiro a enviar cinco caças Boeing 256 e seis corsários, que, durante 18 dias, realizaram patrulhas na região, além de lembrar que, em 1936, como parte de um programa de reestruturação da Aviação Naval, criou a Base de Aviação Naval de Ladário, que foram responsável pelo patrulhamento até 1941, quando Getúlio Vargas criou a Força Aérea Brasileira, extinguindo o Corpo de Aviação da Marinha e a Arma da Aeronáutica do Exército.

Lembrou que, até hoje, a Marinha guarda lembrança da época, como a antiga torre de controle de aviões, localizada no pátio do atual Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, e a placa com a asa da Aviação Naval no cais da atual Base Fluvial que marcava a localização da rampa de hidroaviões.

No início da década de 80, a administração fluvial já percebia a necessidade de se criar um esquadrão de aeronaves para apoiar as atividades de patrulhamento na região, subordinada ao 6º Distrito Naval. Após avaliação, iniciou-se a construção do hangar em 1984. A retomada das operações aéreas deu-se em 1989, com a chegada do Destacamento Aéreo do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, sediado na Base Naval de São Pedro da Aldeia.

O HU – 4 foi criado em maio de 1995, por meio da portaria 0292, do então ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira. Em junho do mesmo ano, estava em plena operação.

 

Por: Da Redação