Estado

Pó branco em garrafa de café reforça suspeita de envenenamento na Máxima

 

Polícia Civil e Perícia estão no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande na manhã desta quarta-feira (20), após cinco agentes penitenciários apresentarem quadro de intoxicação. Há suspeita de que presos tenham adulterado o café dos agentes e, na garrafa, foi encontrado um pó branco, que deve passar por análise.

Conforme o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), André Luiz Garcia Santiago, cinco agentes apresentaram quadro de intoxicação, com tontura, vômito e diarreia. Eles foram socorridos em carros particulares, e não pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), como informado anteriormente. Quatro agentes foram levados para o El Kadri e um para a Santa Casa.

Segundo o presidente do sindicato, um dos agentes é hipertenso e inspira maiores cuidados. Ainda conforme Santiago, entre 7 horas e 7h30 o café da manhã é servido no presídio. Todas as refeições do estabelecimento penal são preparadas por uma empresa terceirizada e o café é deixado aos agentes por detentos, na passarela que dá acesso ao pavilhão.

Na garrafa de café que foi deixada na passarela que dá acesso ao Pavilhão II, onde no dia 13 foi feito um ‘pente-fino’ que teria resultado em vários ataques à ônibus na Capital, foi encontrado um pó branco, que será periciado. Os agentes que tomaram o café dessa garrafa foram os que sofreram intoxicação. Dois detentos, responsáveis por deixarem o café na passarela, são interrogados.

A alimentação do presídio deve ser suspensa aos agentes penitenciários e serão fornecidas marmitas nesta quarta-feira. Ao todo, há 2,3 mil internos no presídio e estavam de plantão de 7 a 8 agentes nessa manhã.

Ameaças

Conforme o presidente do sindicado, as ameaças aos agentes são constantes. No entanto, após a formação dos agentes que terão total controle do presídio, sem atuação da Polícia Militar, as ameaças pioraram.

Há informação de que são deixados bilhetes nas maçanetas dos carros dos agentes, que ficam estacionados nas proximidades do presídio, com dizeres “se cuida, você vai ser o próximo”, entre outras ameaças. Testemunhas ainda afirmam terem visto alguém tirando fotos das placas dos carros dos agentes nos últimos dias.

A intoxicação dos agentes, ao que tudo indica, tem ligação com os fatos ocorridos nos últimos dias envolvendo a nova formação dos agentes. O caso seguirá em investigação pela Polícia Civil. (Midiamax)

 

Por: Da Redação