Corumbá

Oncologia de Corumbá já conta com serviço de exames por rádio-intervenção

 

A oncologia de Corumbá já disponibiliza um novo serviço aos pacientes. Agora, o Município oferece a radiologia de intervenção. Os procedimentos iniciaram na sexta-feira, 26 de maio, com atendimento a oito pacientes.

“A radio intervenção é um exame acurado, feito por imagem e que serve tanto para o exame diagnóstico quanto para o terapêutico e fazer o tratamento de doenças. No caso da oncologia, foi importantíssimo trazer esse profissional, que virá de acordo com a demanda local para o exame. Para isso, aproveitamos a tomografia que já há no nosso hospital”, informou o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite.

Já no primeiro dia do serviço foram atendidos oito pacientes e realizados procedimentos de biópsias de fígado e pulmonar. Exames que já estavam na agenda da oncologia. “Aproveitando a tomografia o profissional faz essa biopsia, a retirada de um fragmento um tecido, seja do fígado, do pulmão, para que levemos isso para um estudo anatomopatológico, para ver se é câncer ou não. É minimamente invasivo para o paciente, já livra o paciente de uma cirurgia grande”, explicou o secretário Municipal.

Rogério Leite destacou que o exame pela rádio intervenção tem rápida recuperação. “A acurácia do exame é muito grande e a recuperação é rápida. Após o exame, em que é feita a sedação do paciente, há a retirada do fragmento que se quer estudar para dar um diagnóstico preciso”, disse. O radiologista-intervencionista responsável pelo serviço em Corumbá é o médico Daniel Marques.

A disponibilização do serviço em Corumbá só foi possível porque desde o dia 1º de março, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Corumbá (Unacon) atende com dois novos médicos. Os profissionais, que agora residem na cidade, também oferecem suporte à Santa Casa, além de realizar o atendimento ambulatorial e cirúrgico no Centro de Oncologia. Isso representa mais conforto e dignidade aos pacientes que lutam contra o câncer.

“É uma inovação da Secretaria de Saúde, com a Santa Casa de Corumbá e o grupo de Oncologia de Corumbá em trazer mais esse tipo de exames para a cidade. O exame agora é feito em Corumbá, antes era em Campo Grande”, informou o secretário de Saúde destacando que A Unacon de Corumbá é o primeiro centro com médico radiologista-intervencionista do Mato Grosso do Sul.