Corumbá

Mulher morre em Corumbá e Secretaria de Saúde suspeita de dengue

 

Uma mulher de 52 anos morreu na tarde desta terça-feira (23) em Corumbá, com suspeita de dengue hemorrágica.

O genro da mulher contou que já tinha uns dias que ela reclamava de dor no estômago e náusea, além de dores nas costas. “Mas ela não teve febre”, enfocou.

A mulher que trabalhava como cobradora de ônibus, tratou os sintomas como gastrite. “Ela resolveu voltar ao trabalho e acabou desmaiando. “Quando nos avisaram ela já estava no posto de saúde e nas costas já tinha manchas vermelhas”.

Ela teve tontura e as manchas aumentaram. “Minha esposa me chamou que ela estava com o rosto deformado, com características de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Chamamos o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que chegou em 15 minutos e a princípio diagnosticaram como convulsão”.

Já no hospital ela teve uma crise mais violenta e ofegante. “Foi a primeira vez que um médico sinalizou como dengue hemorrágica”.

Segundo o genro, na segunda-feira (21), a mulher foi levada para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e já sedada, tendo duas outras convulsões. “No atestado consta a causa morte AVC, hipertensão e dengue”.

Para o genro faltou exames básicos. “A gente chega aos postos e o primeiro diagnóstico é virose. Achei que houve negligência já que estamos vivendo uma epidemia de dengue e era preciso verificar isso também”.

O caso da mulher se agravou muito rápido, segundo o genro. “Quando falaram que ela teve três AVCs, já estava entubada e não poderia ser removida para fazer uma tomografia”.

Notificações

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Viviane Campos Ametlla, o caso está sendo investigado e ainda não houve a confirmação se é um caso de dengue.

Viviane informou que desde o início do ano, até a 20ª semana epidemiológica, foram registradas 1493 notificações. “Destas 200 foram positivos, sendo cinco eram casos graves, mas já tiveram alta”, destacou.

A coordenadora ressaltou que até o momento o caso está sendo tratado como suspeita de dengue. “Até amanhã deveremos ter o resultado”.

Corumbá já registrou três casos de dengue tipo 4. “O município vivenciou uma epidemia e está saindo. Estamos realizando as ações preconizadas pelo nacional”, informou. (Midiamax)

 

Por: Da Redação