Corumbá

Fiems inicia 2ª parte das obras de reestruturação do Senai de Corumbá

 

A previsão é entregar a unidade totalmente reformada e ampliada no primeiro semestre de 2012

A Fiems iniciou neste mês de junho a segunda parte da reforma e ampliação do CetecSenai Corumbá, que faz parte do conjunto de obras do Complexo Sesi-Senai do município lançado em agosto de 2009 e que prevê uma ampla modernização das duas unidades com previsão de investimentos superior a R$ 10 milhões. Em agosto do ano passado, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, inaugurou um novo bloco na unidade com 12 salas de aulas utilizadas pelos cursos de qualificação e técnico nas áreas de mecânica, química, mineração, eletrotécnica e segurança do trabalho, além de entregar dois novos laboratórios de química e mineralogia para atender os cursos técnicos de química e mineração como também as demandas das indústrias em análises físico-químicas e análises químicas de minérios.

Nesta segunda etapa das obras no CetecSenai Corumbá, serão investidos R$ 2,6 milhões em serviços de urbanização da unidade, prevenção e combate a incêndios, reformas da oficina mecânica e das salas de aula, construção de uma subestação, de uma oficina de solda, de uma cantina, de passarelas e de sanitários adaptados para pessoas com deficiências motoras. Na prática, as obras vão ampliar a área construída da unidade dos atuais 4.130,34 metros quadrados para 4.889,45 metros quadrados, possibilitando um melhor atendimento das demandas das indústrias instaladas no município e também em Ladário, bem como da comunidade em geral das duas cidades.

Segundo o gerente do CetecSenai Corumbá, Marcos Costa, essas obras de ampliação e modernização contribuirão para o avanço tecnológico da unidade, que começou no ano passado com a entrega dos dois novos laboratórios de química e minerologia utilizados para atender as necessidades dos cursos técnicos de química e mineração e também as demandas das indústrias em algumas análises físico-químicas e análises químicas de minérios. “O laboratório de química tem uma série de equipamentos que são utilizados para dar suporte à indústria, como espectrofotômetro para análise de água e minérios, análise granulométrica e equipamentos de análise química via úmida”, informou.

Ele completa que o laboratório de minerologia conta com equipamentos de tratamento laboratorial de minérios, britador, moinho, equipamentos de bancada – estereoscópio, microscópios e também um software para leituras de mapas e cartas geológicas -, máquinas e equipamentos para trabalhos a campo, como teodolitos, estação meteorológica e GPS. “Após a conclusão da 2ª etapa das obras, cujo término está previsto para o primeiro semestre de 2012, poderemos contemplar inúmeros projetos com alto nível tecnológico. Nesse sentido, poderemos atender melhor os nossos clientes”, disse.

 

Por: Da Redação