Corumbá

Corumbá comemora aniversário e Dia da Árvore com plantio de ipês

 

Corumbá comemora seu aniversário no sábado, 21 de setembro, e o Dia da Árvore mais arborizada com a realização do plantio simultâneo de mudas de ipês em diferentes pontos da cidade. O ato, que integra a programação dos 235 anos, acontece às 09 horas e integra o programa Adote uma Árvore, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

O plantio simultâneo acontece no Asilo São José, envolvendo os idosos da instituição; na Casa de Acolhimento Laura Pinheiro Martins, com participação de crianças e adolescentes, e também na Praça Generoso Ponce, com a presença do prefeito Paulo Duarte e participação de toda a equipe feminina da Administração Municipal.

A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente explicou que, além de celebrar o aniversário da cidade e o Dia da Árvore, será também mais uma ação para estimular a adesão ao programa Adote uma Árvore. “Nossa intenção é fazer com que todas as pessoas envolvidas no plantio, adotem uma árvore e sejam responsáveis pelos cuidados para o bom desenvolvimento da muda, contribuindo para a área urbana de Corumbá seja mais arborizada”, explicou.

O programa Adote uma Árvore foi idealizado pela Prefeitura, visando a transformação da área urbana de Corumbá, tornando-a mais verde e, consequentemente, minimizando o calor. A iniciativa é para evitar um grande problema, a depredação causada por atos de vandalismo. A meta estabelecida pelo prefeito Paulo Duarte para este ano, é plantar cinco mil mudas.

“Já estamos com quatro mil mudas plantadas desde o início do ano”, explicou Luciene Deová, destacando que, nos últimos meses, a maior procura tem sido por mudas de ipês amarelo e roxo. Conforme ela, a população se sentiu estimulada a partir das belas imagens proporcionadas pelos ipês roxos e amarelos, bem como pelos pés de piúva, que embelezam ainda mais a cidade e o Pantanal.

Luciene informa que a Prefeitura vai continuar intensificando o programa, que deve ultrapassar a meta antes do final do ano. Quem desejar adotar uma arvore, plantando em frente à sua residência, deve entrar em contato com a Fundação de Meio Ambiente, pelo telefone 3907-5342, ou mesmo se dirigindo à sede do órgão, na Rua Treze de Junho, 1457, entre a Sete de Setembro e Major Gama, para fazer a solicitação de uma ou mais mudas.

“O processo para o cidadão fazer parte do projeto é bastante simples. Basta a pessoa querer a muda que nos fazemos o restante”, explicou. Para tanto, o interessado em adotar uma árvore deve fornecer dados como endereço de plantio; quantidade de mudas (esta informação deve ser coerente com o espaçamento exigido para o pleno desenvolvimento da árvore, mínimo de cinco metros entre as plantas); indicar se há redes e fiações elétricas de alta tensão (isto implica na muda a ser adquirida e plantada, de forma que, espécies que tenham o crescimento vigoroso não poderão ser plantadas, ficando assim a livre escolha do munícipe entre espécies como o oiti, ipê, saboneteira ou outras de menor porte).

Aderindo ao projeto Adote uma Árvore, o cidadão corumbaense será responsável pelo devido cuidado com a árvore, como solicitações de podas, que devem ser regulares para que a árvore tenha o crescimento limitado; regar sempre para ter um bom desenvolvimento, e, é claro, cuidar para que vândalos não danifiquem a muda.

As espécies disponibilizadas são: Castanheira; Ipê (nas variações amarelo, branco, roxo e rosa); Jatobá; Jacarandá; Aroeira vermelha; Íngua; Pau Brasil; Flamboyan’t; Pimenta Brava; Farinha Seca; Saboneteira; Piúva, e até mesmo a Palmeira Imperial, responsável pela beleza da principal avenida da cidade, a General Rondon, que também está sendo produzida no Viveiro Municipal mantido pela Prefeitura de Corumbá.

 

Por: Da Redação