Corumbá

Arraial do Banho de São João reserva três dias de muita festa em Corumbá

 

Shows com atrações nacionais, regionais e locais; exposição; conferência de cultura; festival de viola de cocho; concursos de quadrilha e de andores; muita comida e bebida típica, e a tradicional descida de andores pela Ladeira Cunha e Cruz em direção ao Porto Geral para o banho da imagem do santo nas águas do Rio Paraguai, são atrações em Corumbá no período de 21 a 23 de junho, durante o Arraial do Banho de São João, uma das principais festas juninas do País que movimenta toda a cidade e atrai milhares de turistas.

A programação foi fechada na tarde de segunda-feira, 10, pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá. A festa será aberta no dia 21 de junho, uma sexta-feira, às 08 horas, com a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul, o São João de Corumbá, no Museu da História do Pantanal (Muphan), uma parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Também na sexta-feira, às 13 horas, acontece a abertura da Conferência Intermunicipal de Cultura Corumbá, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e que vai reunir na cidade, representantes do setor cultural de Corumbá, Aquidauana, Miranda, Ladário, Rio Verde e Anastácio.

A noite, a partir das 18 horas, o início do arraial no Porto Geral, com decoração típica, praça de alimentação, concurso de quadrilhas juninas, concurso de andores (20 horas). Os shows locais e regional, com Violas Pantaneiras, começam a partir das 21h30.

No sábado, 22, exposição itinerante a partir das 08 horas no MUPHAN; conferência da cultura pela manhã e à tarde no Centro de Convenções; abertura do I Festival da Viola de Cocho no Porto Geral (palco), às 20 horas, em parceria com o IPHAN, e o arraial que, neste dia, contará com apresentações de quadrilhas juninas, shows locais a partir das 21h30, e o show nacional com Moraes Moreira, já nos primeiros minutos de domingo.

O dia 23 começa com a exposição itinerante às 08 horas; o Festival de Viola de Cocho, das 08 às 12 horas no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e o Arraial do Banho de São João a partir das 18 horas, no Porto Geral.

Para este dia, além de um espaço totalmente decorado e praça de alimentação, a população terá outras atrações como shows com grupos locais, a partir das 19 horas; show regional com Evandro Campos, às 22 horas; elevação do Mastro de São João às 23h30; Show Pirotécnico à meia noite, seguido do show nacional com o Bloco Brasil.

O ponto alto do arraial será a descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz, a partir das 18 horas, e o banho da imagem de São João nas águas do Rio Paraguai, uma tradição única no Mato Grosso do Sul, e em alguns municípios do estado vizinho, Mato Grosso.

 

Por: Da Redação