Ladário

TRE derruba cassação de diploma de vereador ladarense

Vereador Daniel da Costa Brambilla

 

Vereador Daniel da Costa Brambilla

Na tarde desta terça-feira (15), o vereador de Ladário, Daniel da Costa Brambilla, filho do ex-prefeito de Corumbá, Eder Brambilla, foi absolvido no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), por três votos a favor e um contra.

Daniel foi eleito na última eleição como 289 votos, sendo o terceiro mais votado na cidade. Entretanto, teve o seu diploma cassado pela Justiça Eleitoral de Corumbá, por alegação de compra de votos. A 50ª Zona Eleitoral de Corumbá julgou procedente a representação eleitoral promovida pelo Ministério Público Eleitoral. Brambilla recorreu da decisão.

De acordo com a assessoria do Ministério Público, o seu diploma foi cassado na 1ª instância por captação ilícita de sufrágio, pois conforme o MP ficou comprovada a promessa de pagamentos em troca de voto e o pagamento parcial do valor de R$ 100 por voto. A denúncia chegou a Justiça porque os eleitores procuraram a 5ª Promotoria de Justiça reclamando do não pagamento do total prometido e, mesmo advertidos da responsabilização pela corrupção eleitoral, confirmaram em Promotoria e em Juízo que aceitaram o pagamento e promessa complementar.

Daniel Brambilla vinha exercendo o seu mandato por força de liminar, desde o dia 30 de julho o que garantiu a sua permanência na Câmara Municipal de Ladário. A liminar foi concedido pelo juiz relator e membro substituto do TRE-MS, Dalton Igor Kita Conrado, “o julgamento no TRE-MS começou na segunda (14), porém um desembargador solicitou vista do processo, o qual suspendeu o julgamento, mas nesta terça sai o acordão absolvendo a acusação”, finalizou Daniel.

 

Por: Da Redação