Ladário

Bailarina de Ladário é pré-selecionada para o Ballet Bolshoi

Bailarina Maiara Almeida Teixeira de Carvalho

 

Bailarina Maiara Almeida Teixeira de Carvalho

Em Campo Grande, nos dias 11 e 12 de outubro, no colégio Dom Bosco , disputando com quase 200 crianças e adolescentes, duas bailarinas da Academia de Dança Patrícia Gonzales foram pré-selecionadas para participarem da seletiva de admissão na Escola de Teatro Bolshoi de Joinville, a única Escola do Bolshoi fora da Rússia.

A primeira trata-se de Maiara Almeida Teixeira de Carvalho, 12 anos, filha dos educadores ladarenses, professores Valtencyr Teixeira de Carvalho, atual Diretor da Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio e Sara Regina Santos de Almeida, ex- diretora da Escola Municipal Professor João Baptista, que atualmente desenvolve a coordenadoria do CRAS, na Secretária Municipal de Assistência Social. A outra Bailarina é a corumbaense, Victoria Gattas, de 13 anos.

Ambas terão que participar da seletiva nos dias 18 e 19 em Joinville, Santa Catarina, onde serão inteiramente analisadas em uma prova. Dependendo do desempenho, o sonho pode se concretizar, fazer balé na mais renomada companhia de dança do mundo.

A professora Sara Regina Santos de Almeida, mãe de Maiara, bailarina ladarense pré-selecionada, disse que como Mãe e Educadora fica bastante feliz em ver a sua filha destacando no Ballet, “aqui em Ladário temos muitos jovens com bastante talento, se nós fizermos uma garimpagem, descobriremos esses talentos, falta oportunidade”.

Pré-seleção

Três bailarinos formados pela companhia fizeram a avaliação dos participantes. As turmas foram dividias em duas faixas etárias de 9 a 14 e acima de 15 anos. Na pré-seleção foram observadas características como: biótipo, proporção do corpo, flexibilidade e articulação. A avaliação é baseada no método Vaganova, utilizado no Projeto Ballet Educação, implementado pela SME de Volta Redonda em 2005. Os alunos que aprendem balé em projetos sociais são o foco principal dessas pré-seleções realizadas pelo Bolshoi, apesar de crianças e adolescentes de academias particulares também participarem. Segundo a coordenadora de produção, eventos e seleção do Bolshoi, Sylvana Albuquerque, as bailarinas pré-selecionadas, têm potencial para disputar a seleção nacional.

Histórico

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou. Vem desenvolvendo arte e cultura com um sentido libertador, com consistência de valores e tradição. Atinge as mais variadas classes sociais do país. A missão da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é formar artistas cidadãos, promover e difundir a arte-educação, considerada referência mundial em balé clássico. No Projeto Ballet Educação, além de aprenderem as técnicas da dança clássica, os bailarinos estudam francês, musicalização e dança contemporânea. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai muito além da dança. O balé é, sem dúvida, o “carro-chefe” e o grande chamariz, porém, a beleza dessa arte divide a sua importância com a extensão social e educacional da Escola. Instalada em Joinville, em Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, ela é a única escola do Teatro Bolshoi que está localizada fora da Rússia, país de origem da companhia que é considerada uma das melhores do mundo.

 

Por: Domingos S. de Arruda