Ladário

Na luta contra drogas, Proerd forma 280 alunos em Ladário

Proerd foi realizado no Marisco

 

Proerd foi realizado no Marisco

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pelo Comando da Polícia Militar de Corumbá, em parceria com o município, por meio da Secretaria de Educação, formou nesta terça-feira, 09 de dezembro, 280 alunos. A solenidade aconteceu no Marisco, e contou com a presença de pais, professores e amigos dos formandos. O programa foi desenvolvido, durante todo o segundo semestre, em quatro escolas da cidade, sendo Escola Municipal Professor João Baptista, Escola Municipal Marques de Tamandaré, Extensão Rural Maria Ana Ruso e Colégio Franciscano São Miguel.

“O Proerd acontece durante todo um semestre, a intenção é ensinar as crianças sobre todo o tipo de práticas criminais, o nosso objetivo é orientá-los a serem cidadãos de bem, é uma formação social”, a PM Cabo Gleice Kelly, coordenadora do programa em Ladário.

Os monitores se encarregaram das aulas uma vez por semana nas unidades educacionais, ao todo foram totalizadas 12 aulas, “Proporcionamos à essas crianças, possibilidades de conhecimento, além das salas de aula, é a troca de aprendizados entre elas e nós professores” enfatizou Gleice.

O Proerd foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ladário e a Secretaria de Educação do Município foi quem ficou responsável por selecionar as escolas que iriam receber o projeto, “O programa vem de encontro aos nossos princípios, enquanto Educação, nós precisamos fazer e realizar com ações concretas a proteção integral das crianças e essa parceria com a Polícia Militar é a efetivação dessas ações”, disse a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

A cerimônia de formação dos alunos contou com apresentação da coreografia da música do programa e premiou quatro vencedores do concurso de redação, promovido pelo Proerd, que teve como tema principal o Combate às Drogas. Além da entrega de medalhas aos melhores alunos, todos receberam certificado de conclusão do curso.

Em quarto lugar ficou o aluno Waldenir Aldo da Escola Marquês de Tamandaré, que ganhou um som portátil; em terceiro lugar, Edilson Lopes, Extensão Rural Maria Ana Ruso, ganhou uma bicicleta; em segundo lugar, Rhafaelen Muller, Escola Professor João Baptista, ganhou uma bicicleta; e em primeiro lugar Ruth Santos, da Escola Professor João Baptista que ganhou um tablet.

“É um programa no qual aprendi muito sobre o assunto abordado, pois sabemos que isso é uma realidade dentro da nossa sociedade. Com todo esse conhecimento, pretendo levar essas orientações aos meus colegas e também familiares, pois o combate contra a droga, acredito, que esteja no dialogo e informação correta”, falou Ruth Santos.

“As crianças recebem através do programa esclarecimentos que poderão ser usados como defesa em relação aos efeitos tão danosos das drogas e da violência que acaba sendo transmitida para toda a sociedade. E para auxiliar no projeto, houve um esforço muito grande de toda a administração que deram total apoio a Policia Militar para que levassem esse programa para todas as nossas crianças”, comentou o prefeito José Antonio Assad e Faria.

Lições

O programa é educativo e composto por 11 lições aplicadas uma vez por semana, que abordam o reforço da autoestima; a pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas; as gangues e as resoluções de conflitos sem recorrer à violência. A 11ª lição é uma formatura com a participação dos pais e professores, em que as crianças recebem um certificado de participação.

Os objetivos principais do Proerd são noções de cidadania, prevenir o abuso de drogas entre escolares e auxiliá-los a desenvolver técnicas eficazes de resistência à violência. As lições se baseiam sempre no Modelo de Tomada de Decisão do Proerd, que possui quatro passos a ser seguidos: definir o problema; analisar as opções que tem e consequências positivas e negativas de cada uma; atuar escolhendo uma opção e avaliar se fez uma boa escolha e se no futuro faria essa mesma escolha.

 

Por: Da Redação