As futuras mamães ladarenses participaram na manhã desta terça-feira, 09 de dezembro, do encerramento das atividades do Programa Mamãe Bebê, Programa do Ministério da Saúde desenvolvido em Ladário. O projeto tem como objetivo, estimular a inclusão no pré-natal, valorizar o aleitamento materno, debater o planejamento familiar e reduzir a taxa de mortalidade infantil e materna dentro do município. A ação é realizada por meio da prefeitura, através da Secretaria de Saúde.
Durante o encontro, as 40 gestantes puderam se envolver em brincadeiras que buscaram levar orientações, bem como um bate papo com toda à equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), garantindo uma melhor condição emocionalmente e psicologicamente para as mamães, na hora do parto.
“Uma forma que encontramos para aproximar ainda mais essas mulheres com os nossos profissionais da saúde, elas estão em um período de felicidade e sensível emocionalmente, algumas serão mães pela primeira vez, outras já passaram pela experiência, porém informações sobre a importância de uma gestação saudável é o nosso grande alvo, o que foi realizado dentro dos nossos encontros”, explicou o Coordenador do NASF Henrique Vieira.
Para a mamãe de primeira viagem, Thaís Lorrayne de Oliveira Vieira e que já está com nove meses de gestação, à espera de uma menina, as informações adquiridas durante os encontros do Mamãe Bebê foram de suma importância, “são conhecimentos que adquiri e não sabia, até mesmo por ser do meu primeiro filho, agora quando tiver ela em meus braços saberei o que fazer, como reforçar a amamentação que será fundamental para o desenvolvimento da minha pequena”, indagou.
Além disso, um dos momentos mais aguardados pelas futuras mamães foi à visita até a maternidade de Corumbá, que é preconizada pelo Ministério da Saúde e o município fica responsável, fazendo parte da política de humanização. Todas as grávidas receberam orientações necessárias até a hora do parto, com informações sobre a cesariana e parto natural, além do reforço durante as seis consultas obrigatórias.
“Dentro da maternidade fiquei observando em detalhes os procedimentos, as profissionais foram bem legais, explicaram tudo. Agora sim, não estou nervosa e estou preparada para a chegada do meu príncipe”, falou Alexandra Moraes, mãe de duas meninas.
Na maternidade, as mães receberam informações sobre planejamento familiar, assistência social, amamentação e acima de tudo orientações sobre o parto. “Dá um pouco de medo, mais sei que todos os profissionais estão preparados e as orientações nos ajudam a manter a calma, além de reforçar o nosso papel como mulher e mãe”, destacou Jainy Bogado.
Mamãe Bebê é resultado de esforços em equipe e ganhou força com a adesão da Rede Cegonha este ano, programa do Ministério da Saúde para complementar a atenção normalmente dada às gestantes. O programa nasceu em 2010, através da iniciativa da Secretaria de Saúde e tem intenção de estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as Estratégias de Saúde da Família e as gestantes do município. Em 2014, foram realizados encontro com 334 mamães.
Ladário foi à primeira cidade do estado a receber 300 bolsas da Rede Cegonha. O projeto prevê a realização de seis meses de consultas durante o período gestacional e mais uma consulta após o parto. As gestantes que concluírem as consultas recebem um kit do projeto Mamãe e Bebê, composta por uma banheira e itens dos cuidados básicos com os bebês.
Imunização
Durante o encontro, que aconteceu na sede da Associação Militar da Reserva da Marinha, localizada no bairro Alta Floresta II, a equipe da Secretaria de Saúde disponibilizou vacinas como Dupla Adulto; DTP Acelular; Hepatite B.
“São vacinas importantes que devem ser aplicadas durante a gestação, garantindo um melhor desenvolvimento para a criança”, destacou a coordenadora de imunização de Ladário Simone Rocca.
Por: Da Redação