O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou nesta sexta-feira, 7 de setembro, da solenidade que marcou os 190 anos de Independência do Brasil. Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música Manoel Florêncio juntamente com as bandas do Exército e da Marinha, o chefe do Executivo Corumbaense hasteou o Pavilhão Nacional no mastro central da Praça da Independência.
“Comemoramos uma conquista histórica que só se fortaleceu ao longo de todos esses anos. Comemorar o 7 de setembro tem hoje um sentido ainda maior. Somos, de fato, uma Nação livre para comandar nosso próprio destino”, afirmou Ruiter durante seu discurso. “O Brasil tem marcado suas escolhas com objetivo firme de criar novas e melhores oportunidades para seus filhos, de ser pátria irmã dos povos vizinhos e o Estado austero, mas também solidário nas relações com os demais Países”, continuou.
O prefeito ainda destacou o crescimento da riqueza, da produção e da confiança do povo brasileiro, fatores que fizeram o País superar a crise econômica mundial com segurança e ousadia. “Nós, corumbaenses, caminhamos à semelhança da pátria mãe gentil. Expressão da nossa liberdade está no sopro da brisa pantaneira e no conjunto de manifestações da nossa cultura, tão alegre quanto criativa”, destacou.
“Está também na maior conquista desses últimos anos, a que sintetiza todo esforço público de fazermos Corumbá melhor. Refiro-me a nossa autoestima. Aumentamos, de maneira incontestável, a confiança em nós mesmos nos últimos anos e isso confere um sabor todo especial à liberdade. Porque resulta da convicção de que temos feito boas escolhas e trabalhando pelo bem da nossa cidade. Tenho satisfação de ver o resultado dos programas e obras”, continuou Ruiter.
Durante sua fala, o prefeito deu exemplo de uma das ações implantadas durante sua administração. “Cito um que creio simbolizar o empenho com que nos dedicamos a cuidar de Corumbá nos últimos anos. O Programa Social Povo das Águas. Entendemos que somos o maior município pantaneiro e que nossa população está na cidade sim, mas também está nas beiras dos rios, Pantanal adentro. Fomos lá, onde moram tantos batalhadores e humildes corumbaenses, para levar, repetidas vezes, o serviço de atenção do Poder Público Municipal”.
“Fizemos isso em equipe, encorajados pelo dever e pelo amor e servir a quem precisa. A cada viagem um acúmulo de histórias, de boa convivência, de aprendizado. Sempre encontramos razão para constatar a relevância do Povo das Águas e ao realizar o programa é ao coração de todos nos que ele fala mais alto. Penso que independência é isso. É ser capaz de crescer individualmente e coletivamente. Desejo e confio que estamos, dessa maneira, honrando a nossa história”, completou Ruiter.
Após o discurso do prefeito, o Coral Cidade Branca, acompanhado pelas três bandas musicais que participaram de cerimônia, cantaram a Marcha a Corumbá, hino da cidade. Em seguida as autoridades civis e militares foram para a avenida General Rondon, onde aconteceu o tradicional desfile de 7 de setembro.