Desfile cívico-militar celebrou os 190 da Independência do Brasil em Corumbá. A solenidade começou às 10h30, logo após o hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça da Independência. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6° Distrito Naval, o general Carlos dos Santos Sardinha, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e outras autoridades civis e militares acompanharam o desfile.
O ato cívico teve início quando o coronel-de-infantaria, Nicanor Marques Neto, comandante geral do desfile, foi autorizado pelo contra-almirante Dibo, mais alta autoridade militar da ativa presente na cerimônia. O Estado-Maior Conjunto, composto por oficiais da Marinha, do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, foi o primeiro a se apresentar, seguido pela Guarda das Bandeiras Históricas, que trouxe as 12 bandeiras adotadas pelo Brasil desde seu descobrimento até a proclamação da República, em 1889.
A Marinha do Brasil, representada pelo 6° Distrito Naval, desfilou na sequência. O grupamento do Exército, formado por homens da 18ª Brigada, pela banda de música do 17º BFron, 40º Batalhão de Infantaria, de Coxim, 2ª Companhia de Fronteira, de Porto Morrinho, e da 3ª Companhia de Fronteira, de Forte Coimbra. O grupamento da Força Aérea Brasileira (FAB) foi representado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Corumbá (DTCEA).
O desfile dos motorizados contou veículos das Forças Armadas e da Segurança Pública Estadual. A Guarda Municipal também homenageou os 190 anos de Independência do Brasil, assim como a Banda de Música Manoel Florêncio. Fechando a apresentação passaram as fanfarras da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros e da Escola Municipal Clio Proença. O ato durou cerca de 40 minutos e reuniu aproximadamente 3 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.
Por: Da Redação