A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), vai realizar dois cursos de aperfeiçoamento para quase 200 mototaxistas autorizados que atuam no município. A capacitação deve começar ainda na primeira semana de novembro, conforme anunciou nesta segunda-feira (29) o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).
“Inicialmente serão atendidos os mais de 70 profissionais convocados do último concurso e que irão refazer o curso. Depois, ainda em novembro, começa a preparação de mais 120 mototaxistas”, explicou o chefe do Executivo municipal. “Concluído este processo, esses trabalhadores poderão atuar da forma como dispõem a Lei, dentro das normativas do Conselho Nacional de Transito (CONTRAN)”, completou Ruiter.
A Resolução 350 do Contran, de 14 junho de 2010, determina que os mototaxistas passem por um curso especializado sobre segurança e legislação no trânsito. A capacitação tem carga horária total de 30 horas/aula, sendo 20 horas destinadas ao módulo básico, 5 horas ao módulo específico e outras 5 horas/aula sobre prática de pilotagem profissional.
Dos 77 aprovados e convocados da última chamada pública, feita em 2012, 70 realizaram o curso. Entretanto, a empresa que prestou o serviço não foi homologada pela Detran. Por isso o processo terá que ser refeito. Para essas pessoas a qualificação será de 30 horas. Os outros profissionais são dos concursos realizados em 1998, 1999 e 2003 e farão apenas a atualização de conhecimentos, que dura 10 horas/aula.
Os cursos serão ministrados pela Agetrat e pela Escola de Governo (Egov). A decisão agradou os mototaxistas. “Ficou muito bom. Fomos muito bem atendidos e saímos daqui totalmente satisfeitos”, afirmou José Constantino da Silva, que trabalha na área há quase de 15 anos. “Sou da primeira turma e sempre me mantive na atividade”, complementou.
Para Ivone da Silva Oliveira, a medida beneficia todos os profissionais que atuam de forma regular na cidade. “Trabalhei por muito tempo sem autorização. Agora estou bem perto de regularizar minha situação. Acredito que agora está tudo resolvido”, destacou. Nesta terça-feira, a comissão de mototaxistas volta a se reunir com o diretor-presidente da Agetrat, Sicard Maciel de Barros, para definir os detalhes do curso.
Por: Da Redação