Brasil

Advogado diz que vice-prefeito de Campinas não deve antecipar retorno de viagem

 

O vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), que está com o mandado de prisão temporária decretado pelo juiz da 3ª Vara Criminal da cidade por envolvimento no esquema de supostas fraudes em contratos públicos, deve retornar de férias da Espanha no mesmo período previsto pela programação da excursão, e não deve antecipar a viagem de volta, de acordo com o advogado de defesa na área criminal Ralph Tórtima.

De acordo com o advogado Pedro Maciel, que cuida dos processos na área cível envolvendo o vice-prefeito, o retorno está previsto para esta terça-feira (24), mas a data de volta não foi confirmada por Tórtima, nesta segunda-feira (23).

“A data é iminente, mas como ainda não conversei com o Demétrio não sei informar a data precisa”, afirma Tórtima. O advogado assumiu a causa no domingo (22), em disse que nesta segunda-feira (23) analisou os documentos e tenta reverter a prisão temporária do vice-prefeito.

Documentos entregues à EPTV no domingo (22), de forma anônima, mostram o envolvimento do vice-prefeito no esquema de supostas fraudes investigadas pelo Ministério Público (MP). Ele não foi chamado pela Promotoria para depor sobre o caso. Leia reportagem completa aqui.

De acordo com o advogado, assim que o vice-prefeito chegar ao Brasil a primeira medida é a ida ao juízo. “O Demétrio tem interesse em esclarecer os fatos e só não explicitou antes porque não foi chamado pelo Ministério Público”, disse.

Pela internet, o vice-prefeito disse que ficou surpreso com as acusações. Na manhã desta segunda-feira (23), a defesa de Vilagra protocolou na Prefeitura de Campinas o pedido de exoneração do cargo de presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas) e também pelo microblog ele afirmou que voltaria para o trabalho no dia 30.

Notícias postadas no Microblog do vice-prefeito Demétrio

Veja nota oficial na íntegra

Informamos que nesta segunda-feira, 23 de maio, Demétrio Vilagra pediu a liberação do cargo de presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) protocolada na manhã de hoje por seu advogado, Pedro Maciel Neto, na Prefeitura de Campinas, e manifestada na declaração abaixo, publicada em sua página numa rede social da Internet.

Demétrio acredita ser importante neste momento “estar totalmente à disposição da Justiça” para prestar esclarecimentos e proferir sua defesa sem interferir nem constranger o andamento da empresa municipal.

Demétrio esteve prestando serviços na Ceasa-Campinas desde 2001, quando ingressou a pedido do então prefeito, Antônio da Costa Santos, o Toninho. Manteve seus trabalhos na empresa na gestão seguinte a convite do prefeito Hélio de Oliveira Santos e assumiu a presidência da Ceasa, em 2008, para dar seguimento à recuperação financeira da Central e aos trabalhos sociais, ambientais e de segurança alimentar, além de ajudar a Secretaria Municipal de Educação a consolidar o novo modelo do Programa de Alimentação Escolar do município.

A empresa está sendo gerida pela diretoria interina – em função das férias de Demétrio de 13 a 30 de maio – e aguarda a definição do prefeito Hélio de Oliveira Santos sobre a gestão da Central. O presidente interino é José Marcos Velasco, que está na Ceasa-Campinas há 3 anos na função de diretor técnico administrativo-financeiro.

A diretoria interina da Ceasa-Campinas manifesta sua solidariedade a Demétrio certa de que, uma vez esclarecidos os fatos, ele possa retornar à Central que muito deve ao seu trabalho. (Informações da EPTV Campinas)

 

Por: Da Redação