A parceria entre a Prefeitura de Ladário e o Governo Federal continua rendendo bons frutos para a cidade. O município de Ladário recebeu esta semana novos equipamentos para a Secretaria de Saúde. Os materiais foram instalados no ESF Almirante Tamandaré. A unidade recebeu 02 balanças digitais, sendo uma para adultos e outra para crianças, com a finalidade de realizar triagem e acompanhamentos, 01 régua antropométrica para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos lactentes, 01 aparelho de inalação completo com 03 saídas acopladas a um carrinho para auxiliar no tratamento das patologias respiratórias, 01 aparelho detector fetal para auscultar os batimentos fetais dos bebês no pré-natal e 01 negatoscópio para verificar e visualizar exames de raios x, tomografia, mamografia e outros.
Para Elis Rosangela Ribas Flor, gerente de Assistência em Saúde de Ladário, os matérias chegaram em boa hora, “os equipamentos chegam para suprir a necessidade da Saúde, principalmente na parte alta da cidade. Essa é mais uma ação realizada pela Prefeitura de Ladário, através do prefeito José Antonio e do secretário Cleber Colleone, para trazer melhorias na qualidade da assistência prestada pela ESF na atenção básica, com a finalidade de alcançarmos eficiência e humanização nos atendimentos”.
Em entrevista ao Pérola News, o clinico geral, dr. Pedro Figueiredo Neto, destacou os principais objetivos a serem alcançados pela equipe do ESF Almirante Tamandaré, “assistência a saúde para toda população de Ladário, com melhoria na acessibilidade, como também na integralidade de toda equipe da Saúde, sempre pensando na prevenção e no tratamento das patologias”. Doutor Pedro também falou sobre os meios a serem utilizados para alcançar os objetivos, “isso é possível através de medidas educativas, palestras, campanhas e ações preventivas”.
O ESF Almirante Tamandaré funciona das 12 às 21 horas, de segunda a sexta-feira. Atualmente, os moradores da parte alta contam com vários programas, entre eles o de hiperdia, pré-natal, preventivo, vacinação, distribuição de medicamento para diabéticos e hipertensos, visitas domiciliares, palestras educativas, atendimento odontológico, curativos, saúde da criança, adulto, mulher e do idoso.
Por: Douglas Assad Arruda