Ladário

Legislativo aprova doação de área do Mausoléu para o 6º Distrito Naval

Professores da REME acompanharam a votação

 

Vereadora Delari (PT)

Na última sessão ordinária (05), por unanimidade e em segunda e última votação, os vereadores de Ladário aprovaram o Projeto de Lei nº 010/2013, de autoria da vereadora Delari Maria Bottega Eberling (PT), que versa sob a doação de uma área no cemitério municipal, onde está construída uma capela, que abriga os restos mortais de 12 militares da Marinha do Brasil, denominada de “Mausoléu”. Entre os principais pontos citados no Projeto, a Marinha, através do 6º Distrito Naval, ficará responsável pela manutenção e edificação sem modificar a fachada original, “dessa forma iremos preservar o valor histórico e arquitetônico, isto é, avançar sem perder as características ora existente”, justificou o Projeto a vereadora Delari.

Após tramitação, Delari usou da palavra para agradecer o apoio recebido dos demais vereadores e fez um relato sobre o Projeto, “nesta oportunidade, quero agradecer o apoio dos demais pares desta legislatura, pois todos sabem que nesta área denominada de Mausoléu estão depositados os restos mortais de 12 militares da Marinha do Brasil, que por sua vez, possui um valor histórico imensurável, que em breve, depois de remodelado, se tornará mais um ponto turístico para o nosso município”, disse a vereadora.

A Marinha do Brasil sempre demonstrou interesse em ter sob seu domínio e administração dessa área que guarda a memória histórica de militares que por aqui passaram e deixaram seus préstimos. Após a aprovação, o Projeto segue para o prefeito José Antonio Assad e Faria para sanção e publicação. Hoje no Mausoléu estão depositados os restos mortais dos seguintes militares:

Capitão de Fragata – Antonio Ferreira de Carvalho;
Capitão de Corvetas PM – Manoel Machado (Patrão – MOR);
Capitão Tenente Comissário – Osmar Gutierrez Galvão;
Capitão Tenente FN – José Francisco Xavier;
Soldado FN – João Paulo Alves;
Soldado FN – Manoel Fausto da Costa;
1º Tenente Médico – Dr. Abel Coelho;
1º Tenente Comissário – Alfredo Hypólito Ache;
Marinheiro – João Batista de Menezes;
CaboMR – José Pedro de Souza;
Marinheiro de 1ª. GlsMA – José Lorena de Carvalho;
Cabo FN – Antonio de Souza Barboza.

 

Por: Domingos S. de Arruda