Estado

FETEMS propõe um reajuste salarial de 17% para os administrativos da educação

 

Uma comissão da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) se reuniu no fim da tarde, desta quarta-feira (18), na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, com a secretária de administração do Estado, Thiê Higuchi, com a secretária de educação, Nilene Badeca e com o secretário especial do Governo, Carlos Marchi, para retomar as negociações sobre a reforma do Estatuto dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, a Lei Complementar nº 0087/2000 e o reajuste salarial dos funcionários administrativos da educação.

Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, ficou deliberado na reunião que o Governo e a Federação retomam as negociações sobre a reformulação da Lei Complementar nº 0087/2000, após a definição do reajuste salarial dos funcionários administrativos da educação, que atualmente possuem a sua data base no início do mês de maio.

Roberto ressaltou que a luta da FETEMS é para que os administrativos da educação tenham um reajuste salarial de 17%, sem mexer na estrutura de carreira. “O Governo vai analisar o impacto financeiro da nossa proposta e na próxima semana vai voltar a se reunir conosco”, disse.
O presidente explica ainda que com esta proposta a Federação está se antecipando em relação ao debate sobre o Piso Salarial do administrativo da educação. “A proposta da FETEMS é trazer o administrativo para dentro do Estatuto dos Trabalhadores em Educação de MS, para que possamos discutir data base e reajuste salarial juntamente com o magistério. A nossa luta é para que o Governo e a sociedade entendam que o administrativo também é um educador, igual ao professor. Quando ele faz o Profuncionário, um curso profissionalizante de 1.200 horas, com duração de dois anos e meio, este funcionário se capacita e precisa ser valorizado por isso, tanto dentro como fora da escola”, afirma.

A Federação foi representada na reunião pelo presidente, Roberto Magno, por sua vice-presidente, Elaine Aparecida Sá Costa, pelo Secretário de Finanças, Jaime Teixeira, pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Amarildo do Prado, pela secretária dos funcionários administrativos da educação, Idalina Silva. Também estiveram presentes, a presidente do SIMTED de Três Lagoas, Maria Aparecida Diogo, Wilds Ovando, presidente do SIMTED de Campo Grande e a presidente do SIMTED de Ponta Porã, Denise de Oliveira.

 

Por: Da Redação