BrasilCorumbáEstadoLadário

Marinha do Brasil realiza Operação BRASBOL 2014 com a Armada Boliviana

Marinha do Brasil e Armada Boliviana em formatura no rio Paraguai

 

No período de 08 a 16 de setembro a Marinha do Brasil (MB) e a Armada Boliviana (ARBOL) realizaram a Operação BRASBOL 2014 com o propósito de incrementar o grau de adestramento e estreitar os laços de amizade e cooperação.

A comissão foi realizada no Rio Paraguai, em um trecho compreendido entre Ladário/MS (KM 1515) e “Puerto Bush” (KM 1282), na Bolívia, somando mais de 466 KM navegados, onde participaram cerca de 335 militares brasileiros e 74 bolivianos. Destes, 03 oficiais bolivianos fizeram parte do Estado-Maior da Força Tarefa (FT) Ribeirinha, embarcados no Navio-Transporte Fluvial Paraguassu e na Lancha Esperança do Pantanal.

Marinha do Brasil e Armada Boliviana em formatura no rio Paraguai

A FT Combinada 603 esteve a cargo do Comandante da Flotilha de Mato Grosso, Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Cláudio de Almeida Baracho, que empregou os seguintes meios da MB para o cumprimento da missão: 5 navios (NTrFluParaguassu – G15, MParnaíba – U17, NApLogFluPotengi – G17, NPaPiratini – P10 e a Lancha Esperança do Pantanal), uma aeronave UH-12 (Gavião 52), além de uma fração de Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário; e da ARBOL: 03 Lanchas Patrulhas (LP501 Santa Cruz, LP503 General Manzana e LP505 Uberaba), um “Catamarã” (TM529 Del Plata), um Pelotão de “Infantes de Marina”, além de um Aerodeslizador (Juana Azurduy).

Durante a Comissão militares do Navio de Apoio Logístico Fluvial Potengí realizaram uma manutenção corretiva no gerador n°1 da Lancha Patrulha 501 daquele país. O apoio foi solicitado pelo Estado-Maior daquela força, após o navio se encontrar “apagado” por algumas horas; a rapidez e conhecimento técnicos dos militares brasileiros foi fator preponderante neste apoio.

 

Por: Da Redação