Ladário

Lenda “Nos trilhos do Trem Fantasma” vira curta-metragem e deve ser exibida em setembro

Seu Sebastião foi selecionado pelo Projeto Revelando os Brasis como o único representante da região Centro-Oeste

 

Seu Sebastião foi selecionado pelo Projeto Revelando os Brasis como o único representante da região Centro-Oeste

O curta-metragem retoma uma história vivida na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nos anos 80. Quem escreveu a lenda foi o ex-ferroviário e cururueiro, o senhor Sebastião de Souza Brandão, que teve seu projeto aprovado pela Funarte, recebendo recursos para a gravação e repercussão do curta “Nos trilhos do Trem Fantasma”.

Seu Sebastião, como é mais conhecido, conta que, naquela época em que trabalhava na ferrovia, ele e seus companheiros de serviço por várias noites avistavam luzes semelhantes a faróis de um trem, porém, era um trem que nunca chegava. A lenda virou filme nas mãos do ex-ferroviário que aos 70 anos de idade, roteirizou, produziu, dirigiu e atuou em seu próprio documentário.

No processo de seleção, a Prefeitura de Ladário através da Fundação de Cultura inscreveu seis artistas locais, porém, só Seu Sebastião foi selecionado pelo Projeto Revelando os Brasis, como o único representante da região Centro-Oeste.

“O projeto contemplado relata uma lenda sobre um trem fantasma que aparece nos trilhos da região de Porto Esperança, local onde ele trabalhou de 1977 a 1996”, disse o artista que ainda revelou alguns detalhes do filme, “o curta vai contar com a atuação de filhos dos ferroviários para representá-los quando jovens”.

Para transformar a lenda em filme, seu Sebastião foi para o Rio de Janeiro participar de uma oficina de formação e de realização audiovisual, entre os dias 09 e 23 de fevereiro, acompanhado de outros 20 participantes. Lá, os selecionados estudaram todas as etapas de produção do curta-metragem, que tem até 15 minutos de duração. O objetivo da oficina foi repassar conhecimentos e ferramentas necessárias para elaboração dos roteiros.

A produção e as filmagens duraram seis dias e foram concentradas nos trilhos localizados na região de fronteira entre Corumbá e Puerto Quijarro. As locações incluíram uma antiga casa de trabalhadores férreos. Durante a gravação, Seu Sebastião reviu colegas daquela época, que gravaram depoimentos.

Na fase de gravação, o “cineasta por seis dias” contou com o apoio de uma produtora regional para providenciar os equipamentos de câmera e de som digitais, com operadores. Para valorizar o meio cultural ao qual o artista está inserido, a trilha sonora ficou a cargo de 15 cururueiros e suas violas de cocho, num ritmo bem peculiar à região. O curta ainda esta em fase de edição e finalização.

As exibições devem acontecer a partir de setembro, seguindo um circuito itinerante que passará pelas cidades dos participantes e capitais dos respectivos estados. Serão produzidos DVDs para instituições educativas.

Os filmes ficarão ainda disponíveis no site www.revelandoosbrasis.com.br e transmitidos em rede nacional, por meio de parceria com o Canal Futura e do patrocínio do Petrobras Cultural.

 

Por: Da Redação