Ladário

Jogos Paradesportivos estimula a prática do esporte e aumenta autoestima dos atletas Ladarenses

Evento acontece pela primeira vez na cidade

 

Evento acontece pela primeira vez na cidade

Ladário será palco, nos dias 15 e 17 de abril, da primeira edição dos Jogos Paradesportivos Escolares. O evento, que envolve toda a comunidade escolar do município, tem o objetivo de promover a inclusão social dos estudantes com necessidades educacionais especiais, matriculados na rede de ensino.

A solenidade foi aberta com o Hino Nacional do Brasil, seguido do Hino a Ladário. Logo após, as delegações das escolas municipais Eduardo Malhado, Francisco Mendes Sampaio, Professor João Baptista, Farol do Norte, Marques de Tamandaré, Nelson Mangabeira, Escola Estadual Leme do Prado, desfilaram mostrando todo entusiasmo em quadra. Ao todo, 45 alunos/ atletas com N.E. E, irão disputar o lugar mais alto do pódio nas modalidades como xadrez, dominó, boliche, tênis de mesa, dama individual; encaixe e arremesso de argolas; tênis de quadra (dupla e equipe); arremesso ao gol; arremesso de dado; tiro livre dos 5 m com as mãos, que estão incluídas nos Jogos de Recreação.

“Possibilitar essas atividades é reforçar que esses alunos, são capazes de praticar esporte e até mesmo procurar a independência. A prática do esporte assegura os direitos em pleno desenvolvimento, ajudando na ampliação do atendimento sócio-desportivo dentro de Ladário. A nossa intuição é dar continuidade a esses jogos e promover a inclusão desses atletas junto a sociedade”, afirmou a secretária de educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

Já para a mãe Ariane Oliveira Duran, que estava acompanhando a filha, Aleslene Duran Dias, que é cadeirante, e estudante da Escola Estadual Leme do Prado, os jogos representam não só mais um desafio para a pequena, como também, mostra a capacidade dela, em entrar em quadra e mostrar as suas habilidades.

“Meu sonho era ver a minha filha andar. Mesmo assim, somos felizes. O sonho de vê-la e poder prestigiá-la, será inesquecível, pois mostrar que ela pode entrar e fazer bonito, já é uma vitória. A prática do esporte pra ela ajuda e muito, pois, aumenta a autoestima dela e também da família”, falou emocionada a mãe Ariane.

“Mamãe, vou subir no primeiro lugar, ganhar a medalha e entregar para a senhora”, essas foram as palavras da pequena Aleslene. A menina afirmou que participar dos jogos está sendo um grande passo em sua vida, “é muito legal, reunir todo mundo e jogar. Sempre quis isso e prometo ganhar”, finalizou.

O mesmo objetivo tem a pequena Amanda Lara Cuelhar, aluna da Escola Municipal Marques de Tamandaré. “Treinei bastante e com certeza, quero uma medalha”, falou.

Segundo a professora de educação física, da Escola Marques de Tamandaré, Ariane Oliveira, os jogos terão uma papel importante na vida dessas crianças. “Querendo ou não, é um desafio para os nossos atletas, e até mesmo, nós professores. Eles tiveram pouco tempo de treinamento, mas asseguro, as disputas serão bem acirradas”, indagou.

A primeira edição dos Jogos Paradeportivos de Ladario, é alusivo ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, que foi instituída no dia 14 de abril, de 2004, pelo Sistema Conselhos de Psicologia, com a finalidade de mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.

Participaram do evento, técnicos da Secretaria de Educação, assim, como a primeira dama e Secretária de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria que declarou a abertura dos jogos no município. A abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Ladário, onde também serão realizadas as competições.

 

Por: Da Redação