Ladário

Granel Química – Caminhando lado a lado com Ladário

 

Granel Química - 25 anos caminhando lado a lado com Ladário (Foto: Divulgação/Empresa)

Localizada no coração do Pantanal de Mato Grosso do Sul, o município de Ladário, comemorou no dia 02 de setembro, 236 anos de fundação, e há 25 anos, conta com uma das maiores empresas de armazenamento do Brasil, a Granel Química, situada no quilômetro 2.763 da Hidrovia Paraguai-Paraná.

A empresa, além de gerar mão de obra para a região, possui uma mega estrutura, sendo instalações para carga seca, incluindo 48.000 tons de armazenagem para grãos, 2 moegas rodo-ferroviárias e 3 berços, possuindo uma área de 75.000 m2 utilizada para minérios.

O terminal movimenta cargas através de vagões, com conexões ferroviárias para Santos e Santa Cruz de La Sierra- Bolívia, bem como através de caminhões e barcaças fluviais.

Iniciou suas atividades no Brasil, na cidade de Santos em 1974. Hoje tem 7 terminais portuários para líquidos a granel e carga seca, sendo eles, em Santos, Rio Grande (2), Triunfo, São Luís, Teresina e Ladário, o que significa uma movimentação de mais de 4 milhões de toneladas por ano.

A empresa é associada à Odfjell SE, líder no mercado global de transporte marítimo de químicos e outros produtos líquidos. O parque para carga líquida possui 6 tanques com dimensões entre 1.000 m3 e 2.000 m3, com uma capacidade total de 8.000 m3, para movimentação de derivados de petróleo, álcool, óleos vegetais, entre outros.

Compromisso na região

Tem como compromisso o desenvolvimento das potencialidades locais, assim, como a preocupação com o meio ambiente e colaboradores. A Granel Química foi o primeiro terminal de uso público na América do Sul, a obter os certificados ISO e OHSAS.

Em Ladário, a empresa preocupada com o desenvolvimento da região, realiza em parceria com a Prefeitura, o apoio as manifestações culturais, bem como intensifica as ações de educação ambiental, tonando-se assim, uma das principais empresas do ramo, a ajudar a desenvolver um papel humanitário em Ladário.

Uma das grandes ações em parceria com o poder executivo é a realização de ações incluídas na programação dedicada à Semana do Meio Ambiente, que acontece no município, através da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Na oportunidade, a população recebe palestras e até mesmo incentivos para ajudar a manter preservado um dos maiores sistemas ecológicos do mundo, o Pantanal sul-mato-grossense.

Granel Química atualmente opera com 3 berços; Calado mínimo de 3 metros; Sala de controle central; 2 balanças rodoviárias; 1 balança ferroviária; 2 balanças de fluxo; Armazéns, silos e pátio alfandegado; As linhas do cais são de aço inoxidável e pigáveis; Todos os tanques possuem tubulações, bombas e válvulas individuais e independentes; Tanques pressurizados.

Desta forma, a empresa se consolida na região, desenvolvendo pessoas, gerando empregos e recolhendo impostos ao município.

 

Por: Domingos S. de Arruda