Ladário

Em Ladário, Formação Continuada garante desenvolvimento no aprendizado

 

Com o intuito de promover a reciclagem e unificação das práticas pedagógicas bem sucedidas, e também encaminhar para a rede documentos orientadores para metodologias que proporcionem melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação de Ladário (SMEL), realiza durante todos os bimestres cursos de formações continuadas com todos os funcionários da pasta.

O primeiro encontro que aconteceu neste sábado, 28 de março, contou com a presença de 250 professores, além dos coordenadores pedagógicos, secretários escolares, merendeiras, monitores e auxiliar de serviços gerais. Também durante a formação, os participantes assistiram à palestra sobre Escola em Tempo Integral com a professora Micheleni Márcia de Souza Moraes e votaram para escolher os delegados do Segmento da Rede Municipal que representarão Ladário no Seminário Final de Aprovação do Plano Municipal de Educação.

A formação continuada também consiste numa forma de valorização profissional, uma vez que consiste num dos eixos da política municipal de educação, além de destacar a valorização da categoria, “Se nós entendermos que a educação é o caminho para salvar o nosso país, nós temos que entender que isso tem que ser uma política de Estado e a diferença básica é que esta política tem que ser feita por vocês. Ladário já garantiu grandes avanços como o Conselho Municipal de Educação, e estamos fazendo um esforço imenso para construirmos o Plano Municipal de Educação, isso são políticas que contemplam tudo o que estamos realizando aqui hoje”, disse o prefeito José Antonio Assad e Faria.

Cada reunião conta com um professor ou profissional mediador, que coordena as discussões e debates que discutem questões de aspecto teórico e metodológico. “Poder estar aqui e discutir sobre a metodologia em Educação Integral aqui em Ladário para mim é muito bom, eu sou ladarense e fico orgulhosa em poder ajudar e vislumbrar que a Escola de tempo integral seja realidade aqui no município”, disse a palestrante Micheleni que trouxe para os funcionários da SMEL o tema Escola e a Cidade.

Os benefícios da formação continuada possibilitam não só a melhoria no aprendizado dos alunos, mas nas relações sociais entre eles, com o corpo docente e com a família. “Todas as fases desta capacitação nos possibilita compreender a realidade dos alunos e observar as necessidades especificas de cada um, além de trazer aos nossos servidores crescimento profissional”, enfatizou a Secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos.

 

Por: Da Redação