Ladário

Em Ladário, campanha de vacinação contra H1N1 começa com grande procura nas ESFs

Gestante, Jandira foi uma das primeiras a procurar um ESFs

 

Gestante, Jandira foi uma das primeiras a procurar um ESFs

Teve inicio nesta terça-feira, 22 de abril, a Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1. Durante a ação, a Secretaria de Saúde, do município de Ladário, por meio do Ministério da Saúde deverá imunizar 4,7 mil pessoas, que se encaixam no grupo de risco. E no primeiro dia da campanha, a movimentação foi intensa nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

“No primeiro dia, a procura pela vacina foi grande, e esperamos logo atingir a nossa meta. Pessoas com doenças crônicas deverão trazer junto ao documento pessoal, uma prescrição médica, assim, como as mulheres puérpera, que deverão estar munidas com documento do período de internação hospitalar ou certidão de nascimento da criança”, lembrou a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Simone de Araujo Roca Fernandes.

Deverão tomar a vacina, pessoas idosas a partir dos 60 anos; crianças entre 06 meses e menores de 5 anos de idade; gestantes; profissionais da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas: Cardíacas, hipertensas, diabéticas, pessoas com problemas renais, respiratórios, hepáticos, transplantados, obesidade mórbida, imunudeprimidos (Lúpus/HIV), Púérpuras (mulheres com ate 45 dias após o parto).

Não perdendo tempo, Jandira Bogado Camposano, gestante de dois meses, disse que a vacina é muito importante não só para ela, como também ajuda a sua gestação. “Penso logo em meu filho e não quis saber, assim, que soube que a campanha começaria hoje, procurei a Unidade Mista e resolvi logo, ficar imunizada. Além de cuidar da minha saúde, ajudo na saúde do meu bebê”, falou a futura mamãe.

A campanha se estenderá até o dia 09 de maio, sendo considerado o dia 26 de abril, como o dia da mobilização nacional. Durante a campanha, as pessoas poderão se direcionar até a ESFs (Estratégia de saúde da Família) Erico Valle- das 13h00 às 19h00; João Fernandes; Romeu Albaneze; Tamandaré, sendo estas, atenderão das 08h00 às 10h00 e no período da tarde das 14h00 às 16h00. A Unidade Mista de Saúde também estará disponibilizando a vacina das 07h30 às 10h30 e 13h30 às 16h30.

A prefeitura colocará a disposição, no dia “D”- 26 de abril- apenas as Estratégias de Saúde da Família- Erico Valle- João Fernandes- Tamandaré e a Unidade Mista. Nesse dia, o atendimento será das 08h00 às 17h00.

Pessoas que deverão tomar a vacina:

  • Crianças entre 06 meses a 2 anos (622);
  • Crianças entre 2 a 4 anos (1.097);
  • Trabalhadores de Saúde (393);
  • Gestantes (311);
  • Puérperas – Mulheres com até 45 dias pós parto (51);
  • Idosos(1.613);
  • Pacientes com doenças crônicas (619).

Total: 4.706 pessoas.

 

Por: Da Redação