Ladário

Escola Maria Ana Ruso concorre a prêmio nacional oferecido pelo Ministério Público do Trabalho

 

A Escola Municipal Maria Ana Ruso tem um grande motivo para comemorar. Um dos dois trabalhos apresentados pela instituição durante o Prêmio MPT na Escola Estadual foi escolhido para representar o Estado na edição nacional do prêmio.

O município de Ladário concorreu com outros dois municípios, Corumbá e Ponta Porã na categoria Curta Metragem, sendo o de Ladário representado pela Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso o mais bem pontuado com 59 pontos. Ponta Porã e Corumbá ficaram empatadas com 54 pontos, credenciando assim, a Pérola do Pantanal como representante oficial desta categoria.

A Escola se inscreveu nas categorias curta metragem e desenho. O projeto selecionado elaborado pelos alunos Oziro, Karine, Rodrigo, Luiz Otávio e Samela foi o de curta metragem e pode ser conferido através do youtube https://www.youtube.com/watch?v=nVUV2YaaRmc.

Com a participação garantida na etapa nacional, os trabalhos serão analisados por Comissão Julgadora Nacional, composta por 30 jurados, dentre Membros do Ministério Público do Trabalho, representantes de organismos internacionais, órgãos e entidades nacionais parceiros nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil e convidados, dentre autoridades, artistas e desportistas que apoiam as ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil. A entrega dos prêmios aos vencedores na etapa nacional será realizada em sessão solene, promovida pelo MPT, em Brasília. A data será definida e divulgada oportunamente.

Ladário participou da feira em todas as categorias: conto, curta-metragem, enquete teatral, música, pintura e poesia.

A iniciativa proposta pelo Ministério Público do trabalho em parceria as Secretarias de Educação dos municípios brasileiros é de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. Por isso foi criada a competição que tem como intuito reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a preocupação dos educadores com as questões relacionadas às ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

MPT NA ESCOLA

MPT na Escola um projeto do Ministério Público do Trabalho e consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, sobre os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil e a proteção adolescente trabalhador.

Os educadores capacitados, atuando como multiplicadores, abordam esses temas em sala de aula, realizam reuniões com os pais, provem palestras e seminários, dentre outros eventos, envolvendo a comunidade escolar e a sociedade em geral nas ações de sensibilização e conscientização contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação