BrasilCorumbáEstadoLadário

Comandante da Marinha visita 6º Distrito Naval em clima de despedida e destaca Projeto Nuclear como futuro promissor da instituição

Durante encontro Comandante destacou projetos desenvolvidos na região

 

Os militares do 6º Distrito Naval de Ladário, participaram na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, de um encontro com o comandante da Marinha do Brasil e Almirante-de-Esquadra, Júlio soares de Moura Neto. Na oportunidade, ele agradeceu pelo empenho de cada um ao ajudar no desenvolvimento da instituição, reforçando a importância da Marinha para o país, já que em fevereiro deste ano, deixará o cargo, passando o posto para o então Comandante da Escola Superior de Guerra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

“Esses oito anos à frente da Marinha foram muito importantes não apenas para a instituição, como também para o nosso país. Cada um aqui, executa sua função, onde contribui de forma subliminar para as nossas atividades nos quatro cantos do Brasil”, disse o comandante e Almirante-de-Esquadra Júlio soares de Moura Neto.

Ainda conforme Moura Neto, o 6º Distrito Naval ganhou muito durante esses anos, assim, como as duas cidades que pertencem a região do Pantanal, Ladário e Corumbá. Ele ainda acabou destacando um dos principais projetos realizados durante o seu comando que é a Programa Nuclear, com a instalação de submarinos nuclear.

“Novos equipamentos, hospital bem equipado, organizações militares, bem como ações cívico-sociais que foram realizadas nesses oito anos de gestão, proporcionando um desenvolvimento para as duas cidades. Foram inúmeras ações que apenas o futuro irá avaliar se foi bom ou ruim. Mas um dos grandes desafios foi o Programa do Submarino, onde estamos construindo um estaleiro em Itaguaí (RJ), e quatro submarinos convencionais, concluindo com a construção de um submarino de propulsão nuclear”, enfatizou o comandante.

Já para o prefeito José Antonio Assad e Faria, um dos pontos marcantes durante a passagem por Ladário do Almirante-de-Esquadra Júlio soares de Moura Neto, quando assumiu o comando do 6º Distrito Naval em 1997, foram os investimentos canalizados para a região.

“Projetos que impulsionaram o progresso de Ladário. Aqui, foi implantado o maior projeto habitacional com a construção dos noventa e seis apartamentos para militares que vêm transferidos de outras regiões e o Força no Esporte, que hoje, atende aproximadamente mais de 200 crianças, ajudando no convívio social por meio do esporte, gerando futuros atletas e também relevantes contribuições, como a frota de veículos que atendem a nossa população. São inúmeras ações que estão hoje, refletindo e colocando o nosso município no caminho do desenvolvimento”, afirmou o José Antonio.

Além disso, estabilizou na região, a Construção das instalações da Rádio Marinha; Condução de atividades voltadas para a integração entre Marinha e as sociedades ladarense e corumbaense, como ações de cidadania em parceria com as prefeituras de Ladário e Corumbá;; doação de veículos para atender toda demanda durante ações realizadas pelo município; articulação do terreno doado para a construção do novo Batalhão de Grupamento de Fuzileiros Navais em Ladário. Preparação do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” e subsequente Incorporação à Armada e transferência para o setor Operativo, tendo como foco as famílias no Pantanal; realização de obras e no incremento da segurança nas vilas residenciais, na continuação da construção dos prédios para praças, no desenvolvimento do projeto de urbanização da Área do Mangueiral, e melhorias na Casa do Marinheiro de Ladário e no Clube Marisco.

Moura Neto

Com 65 anos, Júlio Soares de Moura começou a carreira na Marinha em 1964, como guarda-marinha. Chegou em Ladário na década de 80, quando assumiu o comando do Monitor “Parnaíba” e, desde março, de 2003, é almirante -de- esquadra. Já em 2007 assumiu o Comando da Marinha do Brasil.

Durante todos esses anos, já passou por mais de 25 comissões, dentre elas, o Comando do 6° Distrito Naval em Ladário, no final dos anos 90 contribuíram para atendimentos específicos aos ladarenses, projetando a Marinha do Brasil e Ladário para um futuro promissor.

Novo comandante da Marinha do Brasil

Eduardo Bacellar Leal Ferreira é Almirante-de-esquadra , atual comandante da Escola Superior de Guerra. Em 12 de fevereiro de 2015, será o substituto do almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto no comando da Marinha do Brasil.

Incorporou à Marinha em janeiro de 1971, na Escola Naval, foi declarado guarda-marinha em 13 de dezembro de 1974 e promovido à contra-almirante em 31 de março de 2004. Ao longo de sua carreira permaneceu embarcado por mais de 16 anos e possui cerca de 1300 dias de mar.

 

Por: Da Redação