Ladário

6° Aniversário da Apa Baia Negra reúne atletas de diferentes modalidades esportivas

 

Para celebrar o sexto aniversário da Apa Baia Negra, o município, por meio da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Fundação de Esporte, realizou uma manhã esportiva na região. Muitos atletas participaram das competições, como Corrida Rústica, Ciclismo e Satand Up Paddle.

“Ver tudo isso é muito satisfatório. Hoje temos atletas competindo, há uns oito anos atrás o que tínhamos era muitas problemáticas, como a má utilização da área, que servia como depósito de cadáveres e até mesmo lixo. Graças a esforços, hoje temos uma área de preservação ambiental totalmente estruturada, que garantirá seu desenvolvimento, por meio do seu Plano de Manejo, dando um direcionamento correto no aproveitamento das potencialidades da região. Temos condições de desenvolver turismo sustentável e as possibilidades econômicas do lugar que trará qualidade de vida para os ladarenses”, disse José Antonio.

Ao todo, no Satand Up Paddle , 07 participantes marcaram presença. O SUP, como também é chamado, conforme alguns participantes e especialistas, dentre todos os esportes de prancha, é o que oferece o melhor e mais forte exercício físico. É bom para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente.

Nesta modalidade, todos os atletas ganharam medalhas e os três primeiros lugares foram premiados com troféus.

No ciclismo, 10 atletas estiveram marcando presença, com a largada na área urbana. Todo o percurso aconteceu na estrada da Codrasa, que dá acesso a Apa Baía Negra, tendo como chegada à sede do Conselho Gestor da Baia Negra, antiga pousada Vitória Régia.

Já na corrida rústica, com largada na Avenida 14 de Março, 82 participantes, sendo 52 masculinos e 30 no feminino, percorreram 8,4 km, até a chegada à sede do Conselho Gestor.

Em primeiro lugar, na categoria masculina, o atleta Magnum Rodrigues ficou com o lugar mais alto do pódio, faturando uma medalha e um troféu. O segundo lugar ficou com Josué Quintana. E José Vinino fez terceiro o melhor tempo.

No feminino, a disputa foi bem acirrada, porém, Maria Luciana, atleta experiente, acabou confirmando o favoritismo e levando a primeira colocação. Seguida pelo segundo lugar, com Beatriz Duarte e em terceiro Danielle Keller.

“Foi uma boa competição, tendo como cenário essa paisagem linda que é a APA. Também utilizei como treinamento para os circuitos de ruas que participo. Ladário está de parabéns”, comentou a atleta campeã Maria Luciana.

Para a presidente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Ligia Teixeira, essas competições já fazem parte da programação de aniversário da região.

“Atrair atletas e modalidades esportivas é promover a área de preservação, mostrando a sua importância tanto economicamente quanto lazer. São seis anos de luta e muito trabalho, que agora terá suas concretizações com o Plano de Manejo, criado e totalmente preparado para garantir a sustentabilidade do local e também das famílias”, falou Ligia. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação