Ladário

“Navio da Esperança do Pantanal” antecipa atendimentos para cuidar da saúde de mais Ribeirinhos

 

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Tenente Maximiano, parceiro na realização do Projeto Ribeirinho Cidadão, que acontece de 12 a 22 de fevereiro no Estado do Mato Grosso, partiu dia 30 de janeiro, do cais da Flotilha de Mato Grosso.

No primeiro dia do percurso, o Navio já realizou consultas médicas e odontológicas em adultos e crianças que residem às margens do Rio Paraguai, no município de Corumbá. Também houve distribuição de remédios, cobertores, alimentos e roupas.

Rosiel Rodrigues, pescador, disse estar satisfeito e grato com o atendimento que recebeu. “Estava com dor nas costas e fui consultado no próprio Navio. Não imaginava que ele tivesse aquela estrutura toda. Toda a equipe da saúde foi atenciosa e me orientou muito bem”, conta.

Mesmo com chuva, a equipe do NAsH continuou os atendimentos. Entre os pacientes, do dia 31 de janeiro, estavam a deficiente física Joana Pires de Souza, de 95 anos e o esposo dela, Florêncio de Souza, que moram às margens do Rio Cuiabá. “A gente estava precisando aferir a pressão e de remédios. Também estava com dores nas costas. Só temos que agradecer os marinheiros que pararam o Navio para nos socorrer em casa. A minha esposa não anda mais. Não tenho palavras para agradecer o que fizeram. É muita generosidade”, disse Florêncio.

O NAsH também é equipado com quatro lanchas de ação rápida, empregadas para atendimentos em comunidades de difícil acesso.

Até dia 6 de fevereiro, data prevista para chegar à Santo Antônio de Leverger (MT), o NAsH continua atendendo os ribeirinhos que pedem ajuda durante o trajeto do navio.

 

Por: Da Redação