Corumbá

Prefeitura investe na parte alta de Corumbá e muda vida de moradores

Alamedas foram pavimentadas com recursos próprios da Prefeitura (Foto: Marcos Boaventura)

 

Alamedas foram pavimentadas com recursos próprios da Prefeitura (Foto: Marcos Boaventura)

Dona Arminda Régis, de 73 anos, mora no bairro Guatós, na parte alta de Corumbá, desde quando o conjunto foi fundado, há mais de 20 anos. Com a ajuda de outros moradores, foi ela mesma quem construiu a casa no sistema de mutirão. E depois de duas décadas, a aposentada hoje comemora a pavimentação da alameda onde vive.

“Ficou bem melhor agora. Quando chovia aqui tudo ficava muito ruim. Cheguei até a cair na rua por causa disso”, lembrou Dona Arminda. Na mesma região mora Helena Lopes Nicola, proprietária de uma pequena mercearia e que também comemorou bastante o lajotamento e o fim de um longo período de espera.

“Não dá nem para comparar. Era difícil até pra entrar de carro aqui. Nem os caminhões de entrega conseguiam passar. Agora não, está tudo mais fácil”, relatou Helena. Assim como ela, Marli dos Santos também acompanhou de perto toda a mudança do bairro Guató. “O que mais faltava aqui era lajotar essas alamedas. Ficou ótimo”, avaliou a liderança comunitária.

“Quando não chovia, o problema era a poeira. Do contrário, era a lama que atrapalha toda nossa vida. Agora isso ficou passado. É vida nova daqui pra frente”, continuou Marli. A poucos metros dali, na alameda Sebastião Lopes, mora Luiz Alberto Fontoura. “Estou aqui há uns 7 anos. Nem esperava ver essa rua como está hoje em tão pouco tempo”, revelou.

Todas essas vias foram pavimentadas com recursos próprios da Prefeitura e fazem parte do pacote de obras que atendeu 12 bairros da cidade. “Temos esse olhar por todas as regiões de Corumbá, mas sabemos da quantidade de pessoas que vivem na parta alta e estamos investindo como nunca se fez nesta região”, afirmou o prefeito Paulo Duarte.

Acompanhado pelo secretário de Governo, Márcio Cavasana, pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Gerson Melo, e do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correa, o prefeito percorreu todas as vias pavimentadas pela Prefeitura no Guató e conversou com moradores, adiantando mais uma conquista para toda população corumbaense.

“Muito em breve vamos acabar também com o problema do transporte coletivo. Antes do fim deste ano todos aqui da parte alta terão à disposição ônibus de qualidade”, garantiu o chefe do Executivo Municipal. Ainda em relação à infraestrutura, Paulo Duarte destacou o recapeamento da rua Cyríaco de Toledo, uma das principais ligações entre a parte alta e o Centro de Corumbá.

“Nós praticamente refizemos toda essa rua. Tinha assumido esse compromisso com a população e com menos de um ano e nove meses de administração cumprimos mais este projeto. E assim vamos fortalecendo nossa relação de confiança com o povo corumbaense”, finalizou o prefeito.

Cyríaco

A obra de recuperação da Cyríaco foi iniciada na região do Guanã II, na Rua José de Barros Maciel com a Cyríaco. O primeiro trecho executado foi da José de Barros Maciel até a Pernambuco, beneficiando moradores do Guanã II, Guanã I, Kadwéus, Nova Corumbá e Guanarí. Além dessas nove quadras, a Prefeitura realizou o mesmo serviço na Rua João Batista A. Couto, entre a Cyríaco e Edu Rocha, em frente à Escola Municipal Clio Proença.

O único trecho que ainda não recebeu este novo asfalto foi entre a Pernambuco e Bahia, no Guarani. É que o bairro está recebendo obras de drenagem e uma galeria será implantada nesta quadra da Cyríaco. Somente após este serviço, necessário para escoamento de águas pluviais, evitando inundações, é que será feito o novo pavimento.

Outras ruas

O recapeamento das principais vias da área urbana de Corumbá integra um grande projeto idealizado pelo prefeito Paulo Duarte, iniciado em dezembro do ano passado pela Rua América e Avenida Barão do Rio Branco. Atingiu boa parte das principais vias na área central e de bairros da cidade, tudo com recursos próprios, oriundos dos impostos que a população paga.

A inclusão da Cyríaco nesta primeira etapa foi uma decisão do próprio prefeito, em virtude do estado precário em que a via se encontrava. Com a finalização do último trecho, o programa está permitindo recapear 67 quadras, beneficiando o centro, além dos bairros Dom Bosco, Popular Nova, Jardim dos Estados, Guarani, Nova Corumbá, Kadwéus e Guanã I e II.

Além da Cyríaco, América e Barão do Rio Branco, o programa atendeu também as ruas 21 de Setembro, Major Gama, Antônio Maria Coelho, Colombo, Afonso Pena, Firmo de Matos, Luiz Feitosa, Marechal Deodoro, Cuiabá, além do viaduto da 13 de Junho.

 

Por: Da Redação