CorumbáLadário

Municípios de Ladário e Corumbá se unem em Campanha contra a AIDS

 

O Núcleo de Assistência a Saúde da Família juntamente com a Casa da Cidadania e Secretaria Especial de (SEMIPS), lançou no inicio da semana no município a campanha contra o vírus da AIDS que é celebrada mundialmente em 01 de dezembro. Em alusão a data, foram realizadas diversas ações nas Estratégias de Saúde da Família, e para finalizar as atividades, um grande evento reuniu a população ladarense e profissionais de Ladário e Corumbá.

De acordo com a Gerente em Assistência em Saúde da Família, Elis Rosangela Ribas Flor, “As ações de combate a AIDS iniciaram no dia primeiro de dezembro com panfletagem na Avenida 14 de Março em parceria com a Casa da Cidadania, percorreu por todas as estratégias de saúde da família e estão sendo finalizadas hoje. Neste último dia está sendo realizado testes rápidos de HVI, Sifilis e Hepatite B e C”

O evento que aconteceu durante toda a manhã do dia 05 de dezembro, ofereceu à população palestras de conscientização ministrada de hora em hora, pelo Coordenador do Programa Municipal DST AIDS, Paulo Ruiz, e a elaboração de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

“Ladário é o nosso município parceiro e tem Corumbá como referência no tratamento, por isso viemos até a unidade de saúde Erico Valle este ano, fazer a finalização das ações. O objetivo da campanha sempre é a prevenção, procuramos sempre difundir o conhecimento do assunto para zona urbana, rural e fronteira. Durante a palestra também colocamos em pauta o preconceito que existe com pessoas que são soros positivos”, enfatizou Antonio Ruiz.

Os testes rápidos em sua maioria têm caráter confirmativo, apenas o teste de sífilis é enviado para ser analisado em laboratório. “Eu sempre fui preocupada com a minha saúde, namoro há dois anos e sempre tivemos cuidado, mesmo assim vim realizar o teste porque agora estando grávida, o meu cuidado é dobrado”, comentou a adolescente de 15 anos, Angelina Maria.

Durante toda a semana as ações também tiveram a parceria da população que junto com os profissionais da saúde ajudaram na divulgação da campanha e também se mobilizaram para convencer várias pessoas a realizar o exame, como é o exemplo do casal carioca Edmar da Silva e Iene Gomes, “Onde nós morávamos sempre que havia campanhas como esta, nós mobilizávamos uma turma e levávamos todos para realizar os exames, já que tudo era muito distante e precário. Aqui o sistema de saúde é mais organizado e temos os serviços mais próximos, mesmo assim ajudamos na divulgação e no incentivo dos nossos amigos a realizar o exame, porque o importante mesmo é se prevenir, já que a saúde sempre vem em primeiro lugar”, comentou o casal.

 

Por: Da Redação