Ladário

Lazer: Crianças e Adolescentes do CRAS visitam Fundação Boticário

Em dia diferente, crianças e adolescentes aprenderam brincando

 

Em dia diferente, crianças e adolescentes aprenderam brincando
Alunos visitaram a Estação Natureza, da Fundação Boticário

Com muito entusiasmo e diversão, 30 crianças e 23 adolescentes, que participam dos serviços e projetos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) visitaram a Estação Natureza, da Fundação Boticário. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira, 02 de abril, com as turmas do período matutino e na tarde com as turmas do período vespertino. O passeio foi promovido pelo município de Ladário, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) por meio do CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 14 anos e 15 a 17 anos.

O ônibus percorreu a Jornada ampliada, o CRAS e em seguida teve como destino a Fundação Boticário, localizada na Ladeira José Bonifacio, que dá acesso ao Porto Geral de Corumbá. Os monitores do Serviço Lucy Almeida, Julia Barcellos da Rocha e Glaucia Assad, acompanharam as crianças durante todo o trajeto do passeio.

“É um diferencial no dia delas. Todas estão tendo um ótimo passeio, e ficaram cada vez mais cativadas com o lugar, que mostra muitas coisas sobre a natureza”, Disse Julia Barcellos, uma das monitorias dos serviços de 06 a 14 anos.

As crianças e adolescentes conheceram em cada seção um pouco da história da região, além da geografia, relevo, fauna e flora de todos os estados do Brasil. Aprenderam também, por exposições interativas, fenômenos geográficos e ecológicos como o funcionamento das placas tectônicas da América do Sul e o processo que deu origem à cordilheira dos Andes e as planícies alagáveis do Pantanal; fenômenos naturais, sendo a diferença entre Relâmpagos e Raios; Trajeto do Rio Paraguai e suas partes constituintes. Além disso, puderam acompanhar um filme de curta metragem sobre a natureza.

Para a Orientadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 a 17 anos Elaine Gomes de Castro, a visita à estação natureza, geralmente é realizada para que as crianças e adolescentes adquiram mais conhecimento sobre o Pantanal enquanto moradores da região.

“Os adolescentes vieram todos tranquilos olhando a paisagem, ouvindo música. Sempre que podemos saímos com eles para fazer visitas como essa, proporcionando diferentes atividades para elevar a autoestima, e principalmente na questão de compreender nossa cultura e a nossa história. Mostrando formas divertidas de se aprender e de se interagir”, explicou Elaine.

Quanto ao Orientador do Serviço de 06 a 14, Alexandre Orichuella o passeio também é uma forma de ensinar na questão da preservação do meio-ambiente. “Essa atividade mostra às crianças o quão importante é cuidar da natureza. Elas aprendem a preservar nossa região não jogando lixo em lugares inapropriados como no rio, nas matas, nas ruas. E evidentemente elas também acabam por conhecer os biomas, as riquezas do lugar onde vivem e também de outras regiões do Brasil”, falou

Uma das guias responsável pelo local foi Regiane Diamante Pereira que acompanhou as crianças e adolescentes no espaço. “O nosso objetivo não é apenas mostrar as riquezas do Pantanal, como também passar a eles a sensibilização para preservar e cuidar da natureza, e para que se conscientizem de que são agentes de conservação e de manutenção da vida”, Afirmou Regiane.

Já para a jovem Rosilene de Lima, de 13 anos, que se encantou com os sons de diferentes pássaros do Pantanal na exposição, o dia vai ficar guardado na memória. “Eu achei muito legal vir aqui. É a segunda vez que venho, mas com certeza quero vir outras vezes”, comentou.

Evandro Fernandes, de 16 anos, afirmou que a visita à fundação Boticário foi muito interessante, pois além de um dia de lazer, ele pode aprender brincando.“Foi muito legal, gosto de fazer visitas assim. Eu vim de manhã e à tarde para compreender melhor as exposições. É muito bom aprender coisas novas”, indagou.

 

Por: Da Redação