Ladário

Ladário: Semana do Meio Ambiente é celebrada com palestras nas escolas

 

A educação ambiental é fundamental para a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como ao uso dos recursos naturais, desenvolvendo um novo modelo de comportamento. Pensando dessa forma, a Prefeitura de Ladário, através da Gerência de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Embrapa Pantanal, promoveu palestras educativas aos alunos das escolas da rede municipal de ensino, durante a Semana do Meio Ambiente.

Alunos do 6º aos 9º anos das Escolas Municipais Marques de Tamandaré, Francisco Mendes Sampaio, Professor João Baptista, Pólo 17 de Março e Farol do Norte, foram envolvidos em palestras ministrados por tecnólogos da Embrapa Pantanal. Entre os assuntos discutidos estão ‘os animais e o ciclo biogeoquímico da água’, EMBRAPA escola, o que está acontecendo com a água no Pantanal, atitude sustentável, poluição aquática e seu efeito sobre as comunidades, a importância das árvores nas ruas das cidades, gestão de resíduos sólidos, entre outros.

“Estas palestras procuram mostrar a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados, tendo em vista que nestas séries escolhidas os alunos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento”, disse a gerente de Meio Ambiente, Lígia Teixeira.

De acordo com o aluno do 9º ano da Escola Marquês de Tamandaré, Adilson Santiago, “recebemos uma palestra do senhor Brandão, da Embrapa Pantanal, cujo tema abordado foi A Embrapa e o Meio Ambiente, ressaltou a importância dessa data que deve ser lembrada todos os dias e comentou sobre o trabalho da Embrapa, o que ela desenvolve, principalmente para manter os recursos naturais que são de suma importância para a nossa sobrevivência. Destaco que o homem deve, ou melhor, precisa aprender a valorizar aquilo que tem , antes mesmo que tudo se esgote.”

Para o professor Marcos Thomé, da Escola Marques de Tamandaré, “a conscientização ecológica, amparada por incentivos na Educação básica, gera progressos quantitativos e qualitativos sem limites. A educação ambiental nas escolas, palestras e atividades voltadas para o meio ambiente, como a Mutirão contra a Dengue e a II Mostra de Arte/Meio Ambiente da Escola Municipal Marquês de Tamandaré, desperta nos alunos a postura de não medir esforços para defender a causa ambiental. Cada educando passa a ser de fato um multiplicador de condutas positivas para a saúde ambiental do planeta. Portanto, estas metodologias e incentivos não podem parar”. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação