Ladário

REME: Ladário realiza palestra sobre água para alunos

A intenção das atividades vem sendo conscientizar crianças e adolescentes sobre a necessidade de cuidar dos mananciais (Foto: PML)

 

Ladário (MS) – Em palestra feita para estudantes neste Dia Mundial da Água, a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Andréia Victório, foi enfática ao dizer que “a água do planeta não acaba, mas o problema é que poderemos ficar sem água de qualidade”. A intenção das atividades vem sendo conscientizar crianças e adolescentes sobre a necessidade de cuidar dos mananciais, em especial na região pantaneira que constituiu a maior planície inundável do mundo, além de estar sobre o Aquífero Guarani, maior reservatório de água doce do planeta.

A intenção das atividades vem sendo conscientizar crianças e adolescentes sobre a necessidade de cuidar dos mananciais (Foto: PML)

“A natureza não depende do homem, mas o homem depende da natureza”, disse Andréia ao citar as intervenções já feitas nos cursos d’água, como forma de dar lugar ao crescimento populacional. “Muitos foram aterrados, outros desviados, fato é que, tudo o que foi modificado, terá problema depois, sem contar a má utilização e a poluição”, alertou Andréia.

“Tem que conservar, nós aqui temos o rio Paraguai, podemos usar a água do rio, mas temos que reutilizar. Como a Andréia falou, a água não vai acabar, mas a água limpa, pode faltar”, disse o estudante Luiz Henrique Vilalva de Oliveira, de 13 anos, estudante do 9º ano, na Escola Municipal João Baptista.

“Nós temos que ter consciência do que gastamos de água, de como utilizar, guardando, poderemos conservar para o futuro”, disse Talita Rodrigues Ramos, ressaltando que é importante saber reutilizar a água. Aos 13 anos, ela também é estudante do 9º ano do João Baptista, escola que foi contemplada com a primeira palestra do Dia da Água, em Ladário.

Os professores que estavam presentes, também salientaram a necessidade de conscientizar os estudantes. “Caso eles não comecem a cuidar dos recursos, mais pra frente, os filhos e os netos deles que vão ser afetados. Então, quando eles começam a tomar consciência, ainda novos, eles vão passar para as pessoas mais velhas que ainda não se ligaram e para as futuras gerações”, disse Paula Lemos Francisco Santana, professora de matemática.

Na verdade foi uma manhã de organizar os conhecimentos, de aprender como funcionam os ciclos d’água, como é que ela abastece o planeta, como sobe, como se formam os “rios voadores”, e como ela volta para a terra para abastecer mananciais e o lençol freático. Um dia em que a água, um dos fatores mais importantes para garantir a vida na terra, se não o mais importante, foi o tema central das discussões.

“A partir da palestra eles vão chegar em casa questionadores e, se virem alguma atitude errônea dos pais ou dos familiares eles vão questionar e apontar alternativas para evitar o desperdício”, complementou Paula. Assim como ela, todos os envolvidos nas atividades estão esperançosos que as novas gerações sejam mais eficazes do que as passadas e as atuais, no cuidado com os reservatórios de água do Planeta Terra. (Assessoria de Comunicação)

 

Por: Da Redação