Ladário

Em Ladário, Programa Mamãe Bebê terá início em março deste ano

 

Desde 2010 com a chegada do Projeto Mamãe e Bebê, o município de Ladário por meio da Secretaria de Saúde trabalha de forma intensiva a saúde da gestante , com o intuito de preparar as futuras mães para o parto e pós-parto.

Os encontros que são de responsabilidade do Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (NASF), acontecem mensalmente e são abertos neles, uma metodologia de trabalho, com temas relacionados a período gestacional, as fases e o desenvolvimento do bebê, cuidados com o recém-nascido, direitos da mulher, o pós- parto, entre outros. O acompanhamento é feito junto a Unidade de Saúde e conta com a colaboração de Agentes Comunitários de Saúde que se tornam a ponte entre o projeto e as gestantes. Além disso, outros profissionais também são convidados a participarem dos encontros.

Como forma de incentivar a adesão ao pré-natal, as gestantes que fazem o acompanhamento da gestação corretamente na sua unidade de saúde de referência, realizando pelo menos seis consultas, receberão no final do período gestacional um kit contendo uma bolsa e uma banheira.

Pensando em tranquilizar a gestante na hora do parto, o NASF, preparou duas visitas ao ano à maternidade para que a mulher possa fazer o reconhecimento do local onde terá o seu bebê, passando assim, mais segurança.

Março será o mês em que o programa voltará a exercer suas atividades, serão realizados grupos mensais com as gestantes nas Estratégias de Saúde da Família (ESF´s) João Fernandes, Nova Aliança, Érico Valle, Romeu Albaneze e Almirante Tamandaré no Município de Ladário.

Confira o Calendário

MARÇO – Tema: A Importância do Pré-Natal

Horário: 7h30
Dia: 10/03
Local: ESF Romeu Albaneze

Horário: 7h30
Dia: 13/03
Local: ESF João Fernandes

 

Por: Da Redação