Estado

Zeca do PT luta pela construção de casas populares para indígenas de MS

 

Na última segunda-feira (29), o deputado federal Zeca do PT esteve junto com lideranças indígenas do Estado na Secretaria de Estado de Habitação( Sehab) reivindicando junto a secretária Maria do Carmo, a construção de mais moradias para populações indígenas de Mato Grosso do Sul.

De acordo com os dados apresentados pelas lideranças há alguns anos o governo federal não tem liberado recursos para a construção de casas nas aldeias. A secretária informou que o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) construiu 680 casas em assentamentos e 40 para membros da agricultura familiar, área que foi priorizada pelo governo federal devido a grande demanda, porém acabaram deixando de lado as populações indígenas, que também vivem na ambiente rural.

“O Ministro das Cidades anunciou a contratação de 35 mil unidades habitacionais rurais para este ano no país, que deve incluir as populações indígenas”, explicou a secretária estadual de habitação.

O deputado Zeca do PT acredita os dados do IBGE não refletem a realidade da demanda casas populares no meio rural do Estado, principalmente no que diz respeito as populações tradicionais.

“Nos foi explicado que o Ministério da Cidade contrata a construção de novas casas populares por meio de dados fo IBGE, que nem sempre correspondem com a realidade. Vamos lutar para que nossas comunidades indígenas voltem a ser atendidas o mais rápido possível. Iremos marcar uma agenda no Ministério das Cidades para dar prosseguimento nos inúmeros projetos já aprovados e que faltam apenas liberação de recursos para o início destas obras nas aldeias”, comentou o parlamentar.

Água Bonita II

A secretária informou que está adiantada também a regularização da aldeia urbana Água Bonita II. A área que está em nome do governo do Estado deverá ser repassada para associação de moradores para que possam ser construídas cerca de 120 casas para atender a comunidade que há anos aguarda uma solução.

 

Por: Da Redação