Estado

Mato Grosso do Sul ganha Guia Ecológico Histórico e Cultural

 

Mato Grosso do Sul ganha Guia Ecológico Histórico e Cultural. O Guia foi lançado na última sexta-feira (3) e a publicação visa divulgar as riquezas e roteiros do turismo ecológico de Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu no Museu de Arte Contemporânea da Capital (Marco) e contou com a presença do governador Andre Puccinelli, do prefeito de Campo Grande Nelson Trad, da presidente da Enersul, Carmem Campos Pereira e autoridades políticas do estado.

Segundo o governador André Puccinelli, o setor turístico tem alavancado a economia sul-mato-grossense. Para ele o Guia de Turismo promove a divulgação e fomenta o turismo do Estado. “Somos referência mundial pelas belezas naturais, temos uma variada gastronomia e cultura. Para que possamos bem receber os turistas, estamos trabalhando e incentivando o crescimento do segmento, com a ampliação da rede hoteleira, resorts e tantos outros empreendimentos que asseguram melhorias para o setor. O governador destacou ainda dois importantes marcos para o turismo, o Aquário do Pantanal que já está em fase de construção e o programa “Parada Legal” que visa levar o bom atendimento aos estabelecimentos das rodovias turísticas sul-mato-grossenses.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Nilde Brun, considera importante a publicação que nasce para apoiar o turismo sul-mato-grossense. “O Guia é de suma importância para o turismo do Estado e vai colaborar com os turistas através de informações detalhadas sobre os atrativos turísticos, hotéis, restaurantes, cultura, gastronomia entre tantas outras que vão orientar e fazer base para a escolha dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul”.

A obra, fruto dos compromissos da Política de Sustentabilidade da Rede Energia foi produzida pela Editare/Editora Empresa das Artes num projeto que vem contribuindo para o resgate e a difusão dos mais variados aspectos da cultura brasileira – história, arte, arquitetura, culinária e meio ambiente – com publicações de qualidade editorial e gráfica diferenciadas.

Na série “Descubra o Brasil”, a Empresa das Artes registra o potencial turístico-cultural brasileiro por meio de uma série de publicações sobre os principais estados do país. O último estado contemplado é Mato Grosso do Sul, reconhecido internacionalmente por seu patrimônio cultural e histórico, sendo a região do Pantanal famosa por ser a maior planície de inundação do planeta.

Patrocinado pela Enersul, Grupo Rede, o Guia Turístico-Cultural do estado do Mato Grosso do Sul foi concebido visando divulgar o potencial do estado, que possui grande riqueza cultural e artística, graças a influências externas num mosaico formado pelas culturas boliviana e paraguaia, migrantes, japoneses, sírios, entre outros, além de ter a segunda maior população indígena do país.

Os atrativos estão agrupados por regiões, revelando o perfil de algumas das mais interessantes localidades do estado. As regiões do Pantanal e Bonito onde o turismo ecológico é acentuado, visitantes são atraídos pelas belezas dos rios, cavernas e das grutas, como a do Lago Azul, em Bonito. Na região da Serra da Bodoquena, os rios de águas cristalinas garantem um espetáculo para quem quer ver cardumes e outras espécies aquáticas. Os recursos naturais em abundância são utilizados pelos mais de cinco mil artesãos do estado para produzir peças artesanais de madeira e fibras que se transformam em abajur, bandeja, luminária, fruteira e cestos. As festas populares são um atrativo à parte. Nos municípios de Porto Murtinho, Campo Grande e Ponta-Porã ocorre a Festa de Nossa Senhora de Cacupé, da qual devotos homenageiam a santa originária da cultura religiosa paraguaia.

O Guia apresenta ainda informações úteis e dicas para o turista, tais como sugestões de hospedagem, restaurantes, agências e operadoras de turismo, entre outros serviços de apoio. Por fim, um atualizado calendário de eventos destaca as festas e os eventos mais importantes do ano. Mais informações Empresa das Artes: Tel.: (11) 3797-2200.

 

Por: Da Redação