Estado

Mato Grosso do Sul faz intercâmbio com setor turístico da Bolívia

 

O Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, juntamente com a Y Gestion Del Destino Turistico Santa Cruz (OGD) e empresários de Santa Cruz de La Sierra-Bolívia realizaram ontem (4) na capital sul-mato-grossense um workshop para promoção e divulgação dos destinos turísticos de Santa Cruz de La Sierra/Bolívia. A iniciativa faz parte da estratégia de marketing desenvolvida por Santa Cruz e Mato Grosso do Sul.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o principal objetivo é fomentar e promover os destinos turísticos da Bolívia, consequentemente o turismo de Mato Grosso do Sul. “Queremos estreitar relacionamentos dos empresários do Estado, com os empresários do país vizinho, trabalhando os dois destinos, buscando assim aumentar o fluxo turístico entre MS e a Bolívia. Nosso Estado tem destaque nacional e devemos manter uma relação conjunta com os países vizinhos, divulgando também nossos atrativos”, destacou.

A diretora executiva da OGD, María de Lourdes Zambrana, apresentou a empresários e à imprensa os principais destinos turísticos da Bolívia, com destaque para Santa Cruz. Conforme a diretora, o país é um local de grande interesse turístico. “Temos uma exuberante natureza, cultura, gastronomia e infraestrutura hoteleira moderna. Santa Cruz é um destino autêntico e cheio de diversidades. Com clima tropical e quente, proporciona diversão o ano todo, temos até um carnaval colorido, que encanta quem nos visita”, disse.

A iniciativa conta com a empresa Gol Linhas Aéreas que oferece diariamente voo direto à Santa Cruz. Segundo o gerente Regional Centro-Oeste, Anderson Wolff, é necessária e importante a soma esforços entre os dois países, e essa parceria vai fazer a diferença e trazer resultados. “Plantamos hoje e vamos colher logo, com certeza o retorno será certo. Queremos fazer a diferença é importante essa integração”, falou.

Atrativos

Santa Cruz de La Sierra é um importante polo da produção petroquímica da Bolívia, em especial da produção de gás natural que exporta para países vizinhos. Cidade de médio a grande porte é considerada alavanca para a economia da região Boliviana. Os principais setores que movimentam a economia são os hidrocarbonetos, empresas florestais e a agroindústria.

A cidade é conhecida em todo o país pela excelente tradição gastronômica. Isto se deve à diversidade cultural da população. Oferece restaurantes de nível internacional. Com clima tropical, Santa Cruz leva os visitantes a desfrutar do sol e de sua exuberante vegetação, opções de atrações ao ar livre não faltam.

María de Lourdes também destacou alguns atrativos mais procurados pelos turistas. Samaipata, também chamada de El Fuerte, é um conjunto de entalhes em rocha, de origem pré-incaica, com mais de 200m de comprimento por 60m de largura, e ainda indecifrada. Na região há ainda várias cavernas pintadas e uma depressão conhecida por El Hueco, cuja função ainda não foi compreendida pelos arqueólogos. O local é tombado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco.

As Missões Jesuítas de Chiquitos, também declaradas Patrimônio da Humanidade, são vários povoados ou reduções formadas no século XVI, que compartilham uma importante e rica arquitetura, além de uma ampla expansão da Música Renascentista Barroca.

O Pantanal é uma Reserva Ecológica Mundial dividida com o Brasil. O Parque Noel Kempf Mercado, é uma Reserva Nacional Protegida, que conta com uma incrível riqueza em flora e fauna, além de imponentes Cataratas de água cristalina e rios.

Dando continuidade a essa ação, a Fundação de Turismo de MS prepara-se para a realização de um workshop em Santa Cruz, ainda neste ano, para apresentar os atrativos e divulgar os destinos turísticos do Estado, visando à promoção e fortalecimento de relações comerciais dos destinos.

Voo direto operado pela Gol Linhas Aéreas:

GD 7460 Saída Campo Grande 23:35 Chegada Santa Cruz 01:15
GD 7461 Saída Santa Cruz 04:40 Chegada Campo Grande 06:15

 

Por: Da Redação