Estado

André prestigia evento que vai mostrar turismo e culinária sul-mato-grossenses no RJ

 

O governador André Puccinelli participa hoje (9) à noite, no Rio de Janeiro, da abertura da mostra de turismo denominada “Mato Grosso do Sul, o turismo nas suas cores e sabores”, promovida pelo governo do Estado por meio da Fundação de Turismo (Fundtur/MS), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel-MS). O evento terá como local o Rio Scenarium – Pavilhão da Cultura. A ação faz parte da estratégia da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul de promoção e comercialização dos produtos turísticos do Estado.

O evento visa promover e fomentar o turismo sul-mato-grossense, apresentando os principais destinos, a cultura e a gastronomia aos maiores operadores, trade, companhias aéreas e imprensa nacionais. O objetivo é potencializar a comercialização de roteiros turísticos do Estado, que difere da modalidade do turismo de sol e praia. Hoje Mato Grosso do Sul destaca-se como um dos principais destinos de ecoturismo e do turismo de aventura do País.

O evento foi motivado durante a Abav 2011 (Associação Brasileira de Agências de Viagens), em reunião com empresários do Estado. Esse será um canal de comunicação com operadores do mercado nacional. Empresários do turismo sul-mato-grossense poderão reunir-se com operadores, empresários e o trade para firmar parcerias e fechar negócios.

Toque Pantaneiro

Mato Grosso do Sul tem um dos mais belos ecossistemas do planeta por sua diversidade geológica e botânica, além de um potencial turístico reconhecido mundialmente. Para que os convidados sintam e contemplem um pouco da tradição regional, o ambiente do evento terá decoração com foco especial na cultura pantaneira.

O cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater será uma das atrações da noite. Com mais de 30 anos e uma carreira sólida, ele ultrapassou as fronteiras de Mato Grosso do Sul. Em seu repertório, apresenta canções de sucesso de sua trajetória musical, com estilo caracterizado pelas influências das culturas fronteiriças do Estado.

Na oportunidade, será lançado o Guia Gastronômico do Estado de MS produzido em parceria com a Abrasel-MS e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As receitas inclusas no Guia representam algumas rotas turísticas de Mato Grosso do Sul, além dos pratos do Festival Brasil Sabor do Estado/2011, denominados Segredos do Chef pela Abrasel. As receitas regionais foram elaboradas levando em conta os aspectos históricos, culturais e econômicos de cada localidade.

As receitas do Guia reforçam as características do cerrado reconhecido pela rica flora e fauna. Os ingredientes e temperos somam iguarias diversificadas onde pode-se destacar o pequi, a guariroba, as carnes e diversas espécies de peixes. Os convidados poderão saborear os pratos do Guia que foram escolhidos no Festival Gastronômico do Estado, entre os quais pururuca de tilápia, risoto de pequi, panqueca pantaneira e o pudim pantaneiro.

Peças do artesanato regional também serão expostas no evento. O artesão Denilson de Oliveira apresenta moldagem de esculturas em argila. Representando a simplicidade e singularidade do artesão, as peças de barro carregam tradição, cultura e detalhes minuciosos. Expressam também sua sensibilidade inspirada na religiosidade e regionalização.

Os convidados serão presenteados com exemplares da Bugra Indígena feitos com cabaça e argila, obras das artistas plásticas sul-mato-grossenses Cristina Orsi e da Indígena. Mato Grosso do Sul é, assim, um destino diferente, único e encantador.

 

Por: Da Redação