Estado

André prestigia abertura da 6ª edição da Festa da Farinha em Anastácio

 

O governador André Puccinelli prestigiou na noite de sexta-feira (06) a abertura oficial da 6ª edição da Festa da Farinha, no município de Anastácio. O evento que está sendo realizado na Avenida Porto Geral foi aberto pelo prefeito Douglas Figueiredo e contou no primeiro dia com a participação de centenas de visitantes. A festa continua hoje (07) que apresenta uma variedade de atrações da cultura da região do Nordeste, especialmente a culinária com produtos derivados da mandioca, além de diversos shows.

Puccinelli e o prefeito visitaram os estandes de artesanato e da alimentação logo quando chegaram ao evento. As autoridades seguiram para um palco que sustentava um gigante saco de farinha com quatro metros de altura e mais de quatro mil quilos, simbolizando o principal produto da agricultura familiar do município. O saco gigante de farinha disputa um lugar no livro mundial dos recordes, o “Guinnes Book”. A abertura da festa contou com um grande show pirotécnico.

A festa integra as comemorações de aniversário da cidade celebrado amanhã (08) e é inspirada na cultura e culinária com produtos derivados da mandioca, produzidos pelas famílias de origem nordestinas que vivem na região do Pulador, zona rural de Anastácio.

O governador André Puccinelli disse que participou de todas as edições da festa e lembrou que quanto exercia a função médica no município de Fátima do Sul, na década de 60, a população da cidade era de nordestinos. “Anastácio deve muito aos seus nordestinos e a festa é o reconhecimento das suas tradições”, ressaltou.

Puccinelli lembrou que a festa já faz parte do calendário oficial do Estado e de surpreende com o número de visitantes a cada edição. “A cada festa vemos que a tradição cultural nordestina se consolida. Nunca vi tanta gente quanto nesta noite e ajudamos esta festa de bom grado porque se vê com a presença da população quanto esta festa está se consolidando”, afirmou.

O prefeito Douglas Figueiredo agradeceu a parceria dos colaboradores e disse que a festa é um recomeço para a cidade que foi prejudicada com as fortes chuvas do início deste ano. “A parceria do governo estadual é incontestável, uma parceria fantástica onde fizemos uma festa com muito entusiasmo que vai ao encontro do que a população precisava para elevar a autoestima”, ressaltou.

Para Douglas Figueiredo, Anastácio vai voltar ao seu desenvolvimento e a festa é para fomentar a agricultura familiar. “As chuvas prejudicaram o setor produtivo e a festa marca o recomeço. Vamos voltar gerar riquezas na nossa cidade”, destacou.

Entre os produtos mostrados nessa grande feira está a farinha de mandioca e iguarias como: tapioca, massa puba, polvilho seco, biscoito de polvilho (sequilho) e massa para tapioca; farinha branca, amarela e temperada; cuca de mandioca, coxinhas e pastéis de mandioca, beiju, bolo de mandioca, pão, pudim, entre outros.

Em 2011, os organizadores do evento trazem as atrações musicais do Nordeste: Zé Ramalho, Calcinha Preta e a dupla de repentistas nordestinos Zé Cardoso e Oliveira de Panelas.

 

Por: Da Redação