Estado

Agepen busca cessão de área para construção de semiaberto masculino em Corumbá

 

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), Ailton Stropa Garcia, esteve reunido na manhã de ontem (14), com o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, com o objetivo de conseguir a cessão de uso de uma área em Corumbá para a construção do prédio próprio do presídio semiaberto masculino da cidade.

Para Stropa, é intenção do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e da Autarquia, dotar o sistema prisional daquele município de melhores condições.

O terreno ideal que atende perfeitamente às necessidades, segundo o dirigente, é o que fica ao lado das unidades prisionais já existentes no município. O terreno em questão possui mais de 3 mil m². Segundo o diretor da Agepen, para que essa ação do Governo se torne realidade é necessário o deferimento da cessão de uso pelo período de 20 anos. “Necessitamos que seja deferida a cessão de uso do terreno pelo período de 20 anos, e que ele seja transferido e incorporado ao patrimônio do Estado por sucessão do Instituto de Previdência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (Previsul).

Já existe um projeto provisório para a construção da obra que será apresentado às autoridades, inclusive ao Poder Judiciário e ao Conselho da Comunidade da Comarca, que poderão alocar parte dos recursos para que a realização se concretize até o final deste ano.

A previsão é que a unidade possa abrigar 269 custodiados. O terreno comporta, além da construção, possibilidades de instalação de barracões de trabalho para utilização da mão de obra prisional. (Comunicação Agepen/MS)

 

Por: Da Redação