Corumbá

Trabalho integrado vai garantir segurança durante todo Carnaval de Corumbá

 

A Guarda Municipal, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) vão trabalhar de forma integrada para garantir a segurança dos foliões e turistas durante todo o Carnaval Cultural de Corumbá.

Outros órgãos de fiscalização e proteção, como a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), a Fundação de Meio Ambiente, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e o Conselho Tutelar também integram a rede, criada nesta quarta-feira, 13, durante reunião realizada no 6º Batalhão de Polícia Militar.

“Nosso objetivo é garantir que as pessoas possam se divertir durante todas as noites de festa, sem incidentes graves. E para isso, esse trabalho conjunto é fundamental”, afirmou o coordenador municipal de Segurança, Fernando Lucena. A integração entre os diferentes órgãos também foi destacada pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá.

“Contamos com essa parceria para podermos fazer, de novo, um grande Carnaval. Nossa cidade é reconhecida como principal destino carnavalesco de todo o Mato Grosso do Sul, e neste ano, temos ainda a expectativa da vinda de muitos turistas estrangeiros. Por tudo isso, esse planejamento é fundamental”, ressaltou Joílson Silva da Cruz.

De acordo com o novo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Cesar Freitas Duarte, o efetivo da PM será reforçado durante os dias do evento. “Vamos sim receber um reforço, com policiais de Campo Grande, que vão fazer o trabalho ostensivo no perímetro da festa e em toda a cidade”, pontuou.

Servidores da Fundação de Cultura, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Postura), da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania atuarão durante a festa em parceria com a rede de ação. Um centro de triagem será montado no Corumbaense Futebol Clube para dar agilidade no trabalho.

Câmeras

O trabalho de segurança será reforçado com a utilização de seis câmeras de videomonitoramento, que vão vigiar todo o circuito oficial do carnaval de Corumbá. “Já temos quatro câmeras funcionando na Frei Mariano, Delamare, General Rondon e a praça Generoso Ponce”, explicou o comandante da Guarda Municipal de Corumbá, Ubiratan Bueno.

Até o final do mês, outros dois equipamentos serão instalados em locais estratégicos, onde será possível acompanhar a área de dispersão dos desfiles e a rua 15 de Novembro. O sistema também abrange o Porto Geral, onde acontecerão o Concurso de Marchinhas Carnavalescas e o Concurso da Corte de Momo.

 

Por: Da Redação