Corumbá

Seminário em Corumbá marca dia em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

 

O Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT/MS) realiza amanhã, 28 de abril, em Corumbá, o Seminário de Mato Grosso do Sul em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho: a questão fronteiriça. O evento será das 13h30 às 22 horas, no auditório Salomão Baruki, no campus UFMS Pantanal.

Em Corumbá, o evento é organizado pelo Fórum com apoio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da prefeitura. O objetivo do seminário é alertar a sociedade sobre a importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho. Os organizadores pretendem reunir também alunos, professores e acadêmicos interessados.

Origem da homenagem

As vítimas de acidentes de trabalho são homenageadas no dia 28 de abril em razão de uma tragédia ocorrida nessa mesma data, no ano de 1969, em que a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos ambientes laborais. Em todo o mundo, são realizadas campanhas com o intuito de conscientizar a população.

Segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho, no primeiro trimestre de 2011, foram registrados 8.272 casos de acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul; em 2010, no mesmo período, foram contabilizados 6.937, o que representa aumento de 19,24%. Para o procurador do Trabalho Cícero Rufino Pereira, coordenador do Fórum e da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio-Ambiente do Trabalho em Mato Grosso do Sul (Codemat-MS), “os números refletem a gravidade do problema no Estado e a importância da mobilização da sociedade nesta semana, em que é celebrado o Dia Internacional e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Simultaneamente ao seminário em Corumbá, o Fórum realiza, em Campo Grande, o “II Encontro de Mato Grosso do Sul em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, no auditório do Crea-MS, a partir das 19 horas.

Parceiros

Os eventos alusivos ao Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho são realização do FSSHT-MS, Ministério Público do Trabalho (MPT-MS-Codemat), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho (Fundacentro-ERMS), Ministério do Trabalho e Emprego (SRTE/MS-Negur), Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau/SUS), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Campo Grande (Sintivest), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso do Sul (Crea-MS); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho em Mato Grosso do Sul, Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asmest), Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Corumbá (CPAN/UFMS), Prefeitura de Corumbá, Sindicato dos Servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (Sista-UFGD) e Comitê de Defesa Popular de Dourados.

Serviço:

Data: 28 de abril
Seminário de Mato Grosso do Sul em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Local: Auditório Salomão Baruki, Campus da UFMS em Corumbá
Horário: 13h30 às 22 horas

Confira a programação do evento:

13h30 – 14h Credenciamento

14 – 14h40 Abertura

Coordenadores do Evento: Ilídio Roda Neves (EAD-Fiocruz / DPS/CPAN/UFMS) e Cícero Rufino Pereira (Procurador do Trabalho e Mestrando em Estudos Fronteiriços).

14h40 – 14h55 “O que é o FSSHT-MS” – Edson Pereira de Souza (Secretário-Geral e Pesquisador do FSSHT-MS e Mestrando em Estudos Fronteiriços)

15h – 15h30 Palestra “A Importância da Mobilização Social na Saúde do Trabalhador”

Palestrante: Maria Aparecida de Oliveira (Vice Presidente da CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador MS)

Presidente: Enio Moura Corrêa (EAD/Fiocruz)

Debatedor: Nely Ramona da Costa Santos (Conselho Municipal de Saúde de Corumbá)

16h – 16h30 intervalo

16h30 – 17h Palestra: “Saúde Mental no Trabalho”

Palestrante: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo (DPS/CPAN/UFMS)

Presidente: Sônia Sabatel (EAD-Fiocruz)

Debatedora: Viviane de Campos Ametla (EAD-Fiocruz)

17h30 – 19h Intervalo

19h – 19h10 Prefeito Ruiter Cunha

19h10 – 19h20 Apresentação do livro: “Noroeste do Brasil em trilhos em prosa” – Autor: Valdemir Vieira

19h20 – 19h50 Palestra: “Prevenção de Acidentes de Trabalho na Construção Civil”

Palestrante: Ilka Bueno (Plaenge) e Debatedor: Jorge Mário de Freitas (Itaoca Construções)

Presidente: Luciano Antonio de Carvalho Zacheo (Engenheiro Civil – Equipe Engenharia)

20h20 – 20h50 intervalo

20h50 – 21h20 Palestra “Saúde do Trabalhador na Região de Fronteira”

Palestrante: Beatriz Silva Assad (Coordenadora do Cerest Regional de Corumbá)

Presidente: Ilidio Roda Neves (Profº Msc EAD-Fiocruz / DPS/CPAN/UFMS)

Debatedor: Miriam Feitosa (EAD-Fiocruz)

22h Encerramento

 

Por: Da Redação (Informações da Ascom MPT de MS)