Corumbá

Ruiter decreta Almirante Moura Neto Hóspede de Honra de Corumbá

 

Esta foi a segunda vez que o comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra, Júlio Soares de Moura Neto, recebe o título de Hóspede de Honra

O comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, recebeu na noite desta terça-feira (26) o título de Hóspede de Honra de Corumbá. O militar está na região pantaneira para participar de solenidades de inaugurações e agendas internas no 6º Distrito Naval de Ladário. Durante jantar de recepção no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assinou decreto nº 907, de 26 de abril de 2011, concedendo a honraria.

Esta foi a segunda vez que o almirante-de-esquadra recebe o título, em maio de 2007, Ruiter assinou o decreto número 288 também homenageando o comandante da Marinha do Brasil como Hóspede de Honra do município pantaneiro. Em seu discurso, durante o jantar de recepção, o chefe do executivo corumbaense não apenas ressaltou a integração entre o Município e as Forças Armadas, como foi além, ao comentar o papel estratégico desta parceria. “Considerando a crescente dependência das estratégias de desenvolvimento da defesa do nosso território, essa união se torna uma visão de futuro, um mapa comum das Forças Armadas e da sociedade civil brasileira no processo desenvolvimento do país”, comentou.

Ao falar sobre a união das instituições, Ruiter reiterou a atuação do comandante da Marinha. “Com sua vasta experiência servindo nas fronteiras, o almirante-de-esquadra teve uma conduta exemplar no trato com as comunidades onde serviu, sendo um ponto estratégico da segurança nacional”, comentou. Na região Pantaneira Moura Neto foi comandante do Monitor Parnaíba em 1981 e em 1997 comandou o 6º Distrito Naval, em Ladário.

“É um prazer muito grande estar nesta região. Saio daqui convicto que existe uma íntima ligação entre a sociedade pantaneira com a Marinha do Brasil”, disse o comandante Moura Neto, lembrando a importância da Organização Militar durante a Guerra do Paraguai e o sentimento de amizade que perdura mais de 100 anos entre a população local e os militares que servem ou serviram na região.

O prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT), também assinou decreto número 1819 declarando o comandante da Marinha como Hóspede de Honra daquele município. Participaram da cerimônia autoridades civis e militares entre eles, contra-almirante Márcio Ferreira de Mello, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, general de Brigada Carlos dos Santos Sardinha (comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco), tenente-coronel Marcelo Dutra (comandante da 17º Batalhão de Fronteira), representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, entre outros.

Inaugurações

Durante a tarde de terça-feira o Almirante-de-Esquadra participou de uma intensa programação, entre elas, a inauguração de um condomínio do 6° Distrito Naval, com sede em Ladário. Localizado a 450 metros do Complexo Naval, o empreendimento engloba oito prédios de três andares, com áreas de estacionamento e lazer. Possui fachadas com as cores clássicas da Marinha, branca e azul; central de gás; redes de telefone e Internet; interfone; entrada social com guarita e acesso de serviço independente; rua interna e extensa área de gramado.

Os apartamentos contam com três quartos, sendo uma suíte, com 96 metros quadrados de área construída. Além do condomínio, a programação da visita do comandante da Marinha à região, prevê também outras inaugurações, como o Centro Local de Tecnologia da Informação (CLTI); a Biblioteca João Lisboa de Macedo, na Casa do Marinheiro de Ladário (Camala), e as instalações da Rádio Marinha, em Corumbá. (Informações da PMC)

 

Por: Da Redação