Corumbá

Primeira ação do Programa Social Povo das Águas vai atender 900 ribeirinhos

 

A Prefeitura Municipal de Corumbá vai iniciar primeira ação do Programa Social Povo das Águas na próxima segunda-feira, 25 de junho. As atividades serão coordenadas pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos. Nessa primeira etapa, vão ser atendidos moradores da região do Taquari (pantanal médio) a partir do Corixão, beneficiando a Colônia São Domingos, Cedro, Cedrinho, Rio Negro e Colônia do Bracinho. A primeira ação do Povo das Águas atenderá aproximadamente 900 pessoas. A ação vai acontecer até o dia 1º de julho e vai contar com a participação de sete secretarias. Reunião sobre o programa aconteceu na tarde de terça-feira, 13 de junho, no auditório da Prefeitura.

Durante seis dias, a população ribeirinha vai receber atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de vacinação. Haverá entrega de medicamentos, coleta de material para exames preventivo, palestras e orientações sobre educação em saúde e preenchimento da Planilha do SisVan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). Cães e gatos da região serão imunizados contra raiva. Famílias serão cadastradas por meio do CRAS itinerante no Programa de Atenção Integral à Família. Será feito levantamento de necessidades desses moradores e serão realizadas palestras.

Através da Coordenadoria de Defesa Civil, o Município vai dar continuidade ao recadastramento das famílias ribeirinhas, vai orientar quanto às enchentes, incêndios e outros fenômenos da natureza. Por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, serão feitas orientações de plantios, hortas caseiras, mudas de hortaliças e plantas, distribuição de sementes e árvores frutíferas. A secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos vai distribuir materiais conforme as demandas decorrentes das cheias do Rio Paraguai, São Lourenço e Taquari. Outras atividades serão promovidas pela Prefeitura de Corumbá.

Buscar soluções simples e adaptadas aos recursos disponíveis nas próprias comunidades e fomentar o desenvolvimento de suas atividades econômicas buscando a melhoria progressiva da qualidade de vida também são objetivos do programa social. O Município pretende ainda treinar agentes locais para atuarem como multiplicadores das ações; criar associações comunitárias que tornem suas atividades e iniciativas autogeridas e autossustentáveis e capacitar diretamente lideranças comunitárias assessorando as comunidades na construção de planos de desenvolvimento local. Atrair parceiros ou viabilizar parcerias que possam canalizar recursos financeiros e/ou tecnológicos também é meta do projeto.

Embarcação de médio porte vai levar cerca de 25 servidores municipais para esta edição do Povo das Águas. O programa vai favorecer três regiões em seis ações neste ano. Além de ser beneficiado em julho, o pantanal médio vai receber outra ação no mês de setembro. Já a parte alta do Rio Paraguai e Rio São Lourenço (região norte do pantanal), deve receber o projeto em julho e outubro. Para a região de Forte Coimbra (sul do pantanal), estão previstas ações em agosto e novembro.

Programa social realiza ações desde 2005

A administração municipal de Corumbá realiza ações de atendimento emergencial na região ribeirinha desde 2005, através do projeto “Prefeito Presente”. Naquela época, foi possível constatar enorme carência de atendimento básico na região ribeirinha. A administração municipal, sensibilizada pela ausência de serviços, criou o programa “Povo das Águas”, tornando-se Lei Municipal nº 2.263, em 24 de agosto de 2012.

O “Povo das Águas” tem o objetivo de subsidiar políticas públicas sociais para as comunidades situadas nas áreas ribeirinhas com participação das secretarias que compõem a Prefeitura Municipal de Corumbá. O intuito é realizar nove ações ao ano para que possa ser gerada continuidade ao atendimento às famílias dessas regiões com atividades que promovam saúde, assistência, educação, transporte, lazer, comunicação e economia que permitam mudanças na qualidade de vida dessa população.